TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portugues

Trabalho Escolar: O Portugues. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

A escola é um canal de mudança, portanto a inclusão de crianças marginalizadas

na rede regular de ensino pode ser um começo para outras

transformações não somente de pensamentos mais também de atitudes.

A inclusão ganhou reforços com a LDB (Lei de Diretrizes de Bases da

educação Nacional) de 1996 e com a Convenção da Guatemala, de 2001. Sendo

assim manter crianças com algum tipo de deficiência fora do ensino regular é

considerado exclusão, e crime.

É preciso entender que a inclusão não é apenas para crianças deficientes,

mas para todos os excluídos ou descriminados, para as minorias.

O atendimento educacional especializado deve ser visto apenas como um

complemento da escolarização e não um substituto.

DESENVOLVIMENTO

As escolas pesquisadas foram: Escola Municipal Professora Davina Santos e Escola Estadual Benjamin da Cunha, os nomes foram dados em homenagem a professora Davina Santos e ao político Benjamin Cunha.

A escola Davina Santos foi fundada em 20 de fevereiro de 1964, quem presidia o país era o Jõao Belchior Marques Goulart, conhecido como Jango. Já a escola Estadual Benjamin foi fundada em 06 de julho de 1974, com o presidente Ernesto Beckmann Geisel.

Atualmente as escolas mantem a educação Infantil (1º e 2º períodos) e os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º, 2º e 3º anos- ciclos iniciais de alfabetização e 4º e 5º anos- ciclos Complementares).

A primeira escola localiza-se no Bairro Santa Rita De Cássia, bairro tranquilo, rodeado de casas residenciais, com 13 salas, 2 banheiros, pátios, cantina, Biblioteca, escovódromo, falando ainda do bairro; possui mais um prédio escolar, dois pequenos bares, água encanada, luz, telefone público dentro e fora do prédio escolar, energia elétrica em bom estado. As ruas são calçadas com pedras.

A segunda escola situa-se no centro da cidade, porém numa área de uma fazenda, há algumas casas na rua, vizinhança calma, encontra-se próxima a delegacia de polícia militar, bares, lojas, supermercados, praça, ponto de ônibus, telefones públicos, luz, água encanada. A escola tem 9 salas de aula, pátio, refeitório coberto, quadra de esportes, uma área ampla para lazer, 6 banheiros, escovódromo, sala de computação, biblioteca.

As festas realizadas pelas escolas têm como objetivo o pleno desenvolvimento da educação, estreitando laços profissionais e familiares, em festas públicas feitas por elas, o dinheiro arrecadado é para futuras festas dos professores, festas do dia das crianças, ou alguma obra ou objeto que a escola precise.

Ambas escolas têm como finalidade o pleno desenvolvimento do educado, sua qualificação profissional, tendo uma gestão aberta, participativa, onde a educação é sempre priorizada com planejamento feito a partir do estudo feito das necessidades dos alunos/turma de forma a se empregar uma metodologia adequada a cada situação de aprendizagem.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com