O Romantismo Português
Por: Jhessica Andrade • 28/8/2018 • Projeto de pesquisa • 253 Palavras (2 Páginas) • 232 Visualizações
A literatura, assim como qualquer outra manifestação artística, é expressão de uma coletividade e como tal se vincula a fenômenos socioculturais do grupo no qual se origina. (RODRIGUES, Inara de Oliveira, SANTOS, Paulo Roberto Alves, 2012, p. 09).
No que diz respeito à literatura, mencionamos a base cultural formada dentro da concepção de mundo do feudalismo, influenciado pelo catolicismo e pelo espírito das cruzadas que impulsionou as primeiras manifestações literárias. (RODRIGUES, Inara de Oliveira, SANTOS, Paulo Roberto Alves, 2012, p. 36).
Outro mencionado autor português da prosa romântica é Júlio Dinis. Em seus romances já se percebem traços do Realismo, por isso ele costuma ser enquadrado na terceira geração, ou seja, na transição do Romantismo para a estética realista. (RODRIGUES, Inara de Oliveira, SANTOS, Paulo Roberto Alves, 2012, p. 246).
O Romantismo português acompanha as linhas gerais do movimento europeu, mas adaptando-o à conjuntura sócio-econômico-cultural (...)” de Portugal do século XIX. (MOISÉS, Massaud. A literatura portuguesa através dos textos. 28. ed. São Paulo: Cultrix, 2002, p. 251).
O período do Romantismo é fruto de dois grandes acontecimentos na história da humanidade, ou seja, a Revolução Francesa e suas derivações, e a Revolução Industrial. (COSTA, Edson Tavares, 2011, p. 101)
Os primeiros anos do Romantismo português coincidiram com as lutas civis entre liberais e conservadores, acirradas com a renúncia de D. Pedro ao trono brasileiro e seu engajamento na luta pelo trono de Portugal, ao lado dos liberais. (COSTA, Edson Tavares, 2011, p. 110)
Trabalho de fichamento sobre o Romantismo em Portugal - Faculdade de Letras e Literatura.
...