O amor sensível de Klopstock
Por: Natalia.andrade • 29/11/2015 • Monografia • 6.002 Palavras (25 Páginas) • 359 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP
Faculdade de Ciências e Letras de Assis
Departamento de Letras Modernas
Língua e Literatura Alemã
O AMOR SENSÍVEL DE KLOPSTOCK
Henrique Silva Theodoro
Assis
2011
Henrique Silva Theodoro
O AMOR SENSÍVEL DE KLOPSTOCK
Monografia de aproveitamento apresenta junto à disciplina LMO 3129 - Literatura Alemã IV -, como exigência parcial de avaliação e aproveitamento. |
Professor: Dr. Fabio Cecchetto
Assis
2011
“Fazer poesia é confessar-se”
Klopstock, “Pensamentos de Klopstcok”
RESUMO
O amor tem grande expressão na literatura, sendo colocado de varias formas, este sentimento humaniza, e em determinados pontos, aperfeiçoa personagens e autores. No Iluminismo, na Alemanha, quando o sentimento perde seu lugar, nesta época literária voltada a razão, nasce um poeta que se entrega ao sentimento sensível, ao amor sensível: Friedrich Gottlieb Klopstock, o maior expoente da Empfindsamkeit, sensibilidade, alemã. Este trabalho irá refletir e analisar a expressão do amor sensível de Klopstock, e como ele o reproduz para duas musas, que, de fato existiram: sua prima, citada em suas odes como Fanny e sua falecida mulher Meta. Foram usadas duas obras do autor como base reflexiva, Ode an Fanny e Das Wiedersehn, que reforçaram a expressão do amor pelas palavras do poeta, demonstrando sua falta de impulsos, a falta de nescessidade do toque carnal, o encontro espiritual com a elevação da alma, ou seja, o uso da fé, todas estas características que tornam o amor de Klopstock um amor sensível.
Palavras-chave: Klopstock. Amor. Sensibilidade.
ABSTRACT
The love has a great expression on literature, being shown on many ways, as this feeling humanizes and in certain ways, enhances characters and authors. At the Enlightenment, on Germany, when the feeling looses its place, on the literature time focused on the reason, arises a poet who surrenders to the sensible feeling, the sensible love: Friedrich Gottlieb Klopstock, the greatest exponent of the Empfindsamkeit – sensibility – german. This work will reflect and analyse the expression of the sensible love of Klopstock, and how he shows it to his two muses wich, in fact, existed: his cousin, mentioned in his odes as Fanny and his deceased wife Meta. Two of his works were used as reflexive bases, Ode an Fanny and Das Wiedersehn, that reforced the expression of love by the poet’s words, his absence of impulses, the lack of necessity of the carnal touch, the spiritual meeting with the soul elevation, in other words, his faith, all these features that turn Klopstock’s love a sensible love.
Keywords: Klopstock. Love. Sensibility.
ZUSAMMENFASSUNG
Die Liebe hat großen Ausdruck in der Literatur, die in vielerlei Hinsicht gesetzt, dieses Gefühl vermenschlicht, und an bestimmten Punkten, perfekte Figuren und Autoren. Friedrich Gottlieb Klopstock, der größte Vertreter der Empfindsamkeit, Sensibilität, Deutschland: In der Aufklärung in Deutschland, wenn das Gefühl seinen Platz verloren, dieses Mal aus literarischen Gründen, ein Dichter geboren, die das Gefühl gibt sensitive, empfindliche, zu lieben konzentriert. Diese Arbeit wird zu reflektieren und analysieren die Ausdruck der Liebe Klopstock empfindlich, und als er für zwei Musen, die tatsächlich existierten spielt: Sein Vetter, in seinen Oden wie Fanny und seiner verstorbenen Frau Meta zitiert. Zwei Werke wurden als Grundlage reflektierende des Autors liegen, Ode an Fanny und Das Wiedersehn, welche die Expression des Dichters Liebe zum Wort verstärkt verwendet, demonstriert seine mangelnde Impulskontrolle, der Mangel an Berührung nescessidade fleischlich, die spirituelle Begegnung mit der Erhebung der Seele, die Verwendung des Glaubens, der alle diese Eigenschaften, die Liebe Klopstock eine sensible Liebe zu machen.
Schlüsselwörter: Klopstock. Lieben. Empfindsamkeit.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 1
CAPÍTULO I: KLOPSTOCK – O AMOR RELIGIOSO 3
CAPÍTULO II: A INSPIRAÇÃO SENSÍVEL 5
CAPÍTULO III: FANNY 7
CAPÍTULO IV: META 11
CAPÍTULO V: A ESPERANÇA DO REENCONTRO 15
CONCLUSÃO 17
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 18
- INTRODUÇÃO
“O amor é o sentimento dos seres imperfeitos, posto que a função do amor seja levar o ser humano à perfeição”, esta é uma das frases de Aristóteles sobre este sentimento, que é considerado sinônimo de pureza, sobre como ele “aperfeiçoa” o ser humano em si. Este “aperfeiçoamento” pode ser traduzido como salvação para outros: a bíblia pregava sobre este sentimento, que juntamente com a crença, é retribuído com o amor do próprio Deus: a salvação do homem, ou seja, o homem encontrando o paraíso, novamente um modo de alcançar a perfeição. O sentimento, com o passar do tempo, não perdeu seu sinônimo de pureza, mas teve algumas alterações nos arquétipos que eram “dignos” de o sentirem e serem retribuídos. Na bíblia, encontramos os pobres como foco deste amor, nos primeiros romances, os “Romances altos”, encontramos protagonistas em formas de heróis, nobres ou príncipes, que participavam de uma grande batalha que era “moldada” através de um grande acontecimento histórico exaltando, ainda mais, a grandeza do personagem, que mesmo sendo descrito como um homem acima dos outros, sempre encontrava o sentimento do amor, mas o contato físico não era “necessário”. Autores se inspiravam neste sentimento, para o belo, para o drama, inclusive para os primeiros “romances baixos”, os chamados “picarescos”, já que os escritores mostravam os protagonistas usando o corpo, o sexo, de forma grosseira e praticamente explicita, tentando demonstrar que estes homens, pessoas fora da corte, que viviam aventuras decadentes, não poderiam possuir um sentimento tão puro.
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