O que é lúdico
Por: nicedenilce • 21/3/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 1.598 Palavras (7 Páginas) • 295 Visualizações
[pic 1]
Curso: Letras Português Inglês Turma:7º
Disciplina: Língua Inglesa V
Professora: Neide Suzuki
Jogos e Brincadeiras na Língua Inglesa
Alunos:
Adalberto Costa Diniz RA: 1299637661
Denilce Alves RA: 7060010307
Gláucia Lima RA: 7060010312
Taguatinga 10 de março de 2016
Introdução
Serão apresentadas através deste trabalho as definições do que é lúdico, jogo, brincadeiras e quais as influências dessas atividades no ensino da língua inglesa.
Trabalhar com o lúdico no ensino da língua inglesa desperta ainda mais o interesse dos alunos na aprendizagem da língua tornando assim mais fácil o aprendizado.
O lúdico representa muito mais que simplesmente jogos e brincadeiras, pois tem uma função pedagógica que nos auxiliam em todas as etapas da vida, é possível trabalhar com o lúdico em qualquer faixa etária.
E faremos uma demonstração com a brincadeira que criamos para ensinar operações matemáticas e números em inglês.
O que é lúdico?
A palavra “Lúdico” vem do latim “ludus”, que quer dizer “jogos”.Porém a definição de Lúdico não se limita apenas em sinônimo de jogo e sim em algo muito mais expansivo que extrapolam as demarcações do brincar espontâneo e passa a ser considerado traço essencial da psicofisiologia do comportamento humano.(Almeida)
O Lúdico apresenta valores específicos para todas as fases da vida humana. Assim, na idade infantil e na adolescência a finalidade é essencialmente pedagógica. A criança ou até mesmo o jovem opõe uma resistência à escola e ao ensino, porque acima de tudo ela não é lúdica, não é atrativa e tampouco prazerosa. (NEVES)
Segundo PIAGET, o desenvolvimento da criança acontece através do lúdico. Ela precisa brincar para crescer, precisa do jogo como forma de equilibração com o mundo.
A ludicidade merece atenção dos pais e educadores, pois é o espaço para expressão mais genuína do ser, de grande importância para a saúde mental do ser humano e o direito de toda a criança para o exercício da relação afetiva com o mundo, com as pessoas e com os objetos.
O lúdico possibilita o estudo da relação da criança com o mundo externo, integrando estudos específicos sobre a importância do lúdico na formação da personalidade. Através da atividade lúdica e do jogo, a criança forma conceitos, seleciona idéias, estabelece relações lógicas, integra percepções, faz estimativas compatíveis com o crescimento físico e desenvolvimento e, o que é mais importante, vai se socializando. (BARROS).
O que é jogo?
Segundo PIAGET (1967)citado por , “o jogo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e moral”. Através dele se processa a construção de conhecimento, principalmente nos períodos sensório-motor e pré-operatório. Agindo sobre os objetos, as crianças, desde pequenas, estruturam seu espaço e seu tempo, desenvolvendo a noção de casualidade, chegando à representação e, finalmente, à lógica. As crianças ficam mais motivadas para usar a inteligência, pois querem jogar bem, esforçam-se para superar obstáculos tanto cognitivos como emocionais.
O jogo não é simplesmente um “passatempo” para distrair os alunos, ao contrário, corresponde a uma profunda exigência do organismo e ocupa lugar de extraordinária importância na educação escolar. Estimula o crescimento e o desenvolvimento, a coordenação muscular, as faculdades intelectuais, a iniciativa individual, favorecendo o advento e o progresso da palavra. Estimula a observar e conhecer as pessoas e as coisas do ambiente em que se vive. Através do jogo o indivíduo pode brincar naturalmente, testar hipóteses, explorar toda a sua espontaneidade criativa. O jogo é essencial para que a criança manifeste sua criatividade, utilizando suas potencialidades de maneira integral. É somente sendo criativo que a criança descobre seu próprio eu (TEZANI, 2004).
O jogo é mais importante das atividades da infância, pois a criança necessita brincar, jogar, criar e inventar para manter seu equilíbrio com o mundo.
O que é brincadeira?
A brincadeira é alguma forma de divertimento típico da infância, isto é, uma atividade natural da criança, que não implica em compromissos, planejamento e seriedade e que envolve comportamentos espontâneos e geradores de prazer. Brincando a criança se diverte, faz exercícios, constrói seu conhecimento e aprende a conviver com seus amiguinhos.
A brincadeira transmitida à criança através de seus próprios familiares, de forma expressiva, de uma geração a outra, ou pode ser aprendida pela criança de forma espontânea (MALUF,2003).
É a ação que a criança desempenha ao concretizar as regras de jogo, ao mergulhar na ação lúdica. Pode-se dizer que é o lúdico em ação. Dessa forma brinquedo e brincadeira relacionam-se diretamente com a criança e não se confundem com o jogo (KISHMOTO, 1994).
Qual a importância do lúdico para o aprendizado?
A importância da inserção e utilização dos brinquedos, jogos e brincadeiras na prática pedagógica é uma realidade que se impõe ao professor. Brinquedos não devem ser explorados somente para lazer, mas também como elementos enriquecedores para promover a aprendizagem. Através dos jogos e brincadeiras, o educando encontra apoio para superar suas dificuldades de aprendizagem, melhorando o seu relacionamento com o mundo. Os professores precisam estar cientes de que a brincadeira é necessária e que traz enormes contribuições para o desenvolvimento da habilidade de aprender e pensar. (CAMPOS)
...