PIM - Trabalho
Trabalho Universitário: PIM - Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: matheusbibian • 25/5/2013 • 2.958 Palavras (12 Páginas) • 548 Visualizações
Sistema Computacional Ditático para Crianças
UNIP – Universidade Paulista
PIM 2013/1Semestre
Turma: Análise e Desenvolvimento de Sistemas – 1º Ano/2013
Alunos:
Jadir Alves da Silva Junior
Matricula: B87793-6
Matheus Augusto C.R Bibian
Matricula: B76FIF-0
Sumário
Capa – Página 1
Sumário – Página 2
Resumo – Página 3
Introdução – Página 4
Resumo
Desenvolver um projeto de arquitetura de hardware e um sistema didático de fácil utilização, contendo uma coletânea de aplicativos educacionais para alunos de 1ª a 4ª série do ensino fundamental em comunidades carentes com a inserção de dados mostrando a eficiência do mesmo, e suas referências quanto das boas práticas de fabricação no que se refere à reciclagem e origem de materiais.
Abstract
Com o avanço tecnológico e a chegada do terceiro milênio, surge uma grande explosão da informática em todos os setores de trabalho. O educacional, a mola básica das formações, deve ser pensado e programado, a fim de estabelecer um elo entre a informatização e o processo educacional como um todo. Cabe a todos envolvidos na área incentivar, objetivar e direcionar o ensino com o uso do sistema computacional didático para crianças como ferramenta para a construção do conhecimento.
OBJETIVOS GERAIS
Democratizar o acesso aos meios de informação e de comunicação moderna, incentivando o desenvolvimento dos processos cognitivos, sociais e afetivos.
Melhorar a qualidade do processo ensino-aprendizagem.
Propiciar uma educação voltada para o progresso científico e tecnológico.
Preparar o aluno para o exercício da cidadania numa sociedade desenvolvida.
Valorizar o professor capacitando-o com instrumental tecnológico de ponta.
Utilização da tecnologia a serviço da educação.
Uma nova forma de aplicar a tecnologia nas escolas públicas por meio do uso
individual e intensivo de equipamentos portáteis pelos alunos dentro e fora das salas de aula.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Por que a inserção do computador na educação?
“Desenvolver o raciocínio ou possibilitar situações de resolução de problemas. Essa certamente é a razão mais nobre e irrefutável do uso do computador na educação.”
• Socializar informações sobre a importância do uso do computador como nova ferramenta didática no processo ensino-aprendizagem, ao mesmo tempo, sensibilizar para a utilização adequada desta ferramenta, estabelecendo as diferenças e pontos em comum entre informática (disciplina) e informática educativa (ação).
• Argumentar e discutir questões ambientais utilizando os sistemas computacionais didáticos oferecidos através da internet.
• Planejar atividades que permita a integração dos conteúdos estudados nas diversas disciplinas e o dia-a-dia dos alunos, visando integrar o computador e a internet aos conteúdos dos componentes curriculares.
• Proporcionar ao professor a aquisição de conhecimentos e convicção quanto às vantagens e os riscos das metodologias informáticas a adotar na escola, familiarizando-o com o hardware e os softwares educativos para que eles possam desenvolver competências na aplicação da Informática Educativa nas suas práticas pedagógicas.
• Repensar o papel do professor “informador” e introduzir a idéia do professor “facilitador”, segundo a teoria construtivista.
O uso de computadores nas escolas é algo extremamente importante. Existem várias correntes que discutem como os computadores devem ser usados na educação. O mais importante é a comunicação e o acesso à informação que os computadores nos propiciam. Ligado à Internet o computador, qualquer que seja ele, se transforma numa ferramenta de grande poder, que nos permite entrar em contato com culturas diferentes, pessoas interessantes e virtualmente qualquer tipo de informação. A maior parte de nós certamente já passou pela experiência massacrante de passar por uma escola, por aulas desinteressantes, onde o mais importante é manter a disciplina. A nossa curiosidade natural é sistematicamente eliminada em defesa da abominável disciplina. Disciplina tão destoante das crianças brilhantes, inteligentes e interessadas em aprender que todos nós fomos um dia. Para crianças em idade escolar o constante aprender é
...