POSTAGEM INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA
Por: Teacher Heid • 15/11/2021 • Trabalho acadêmico • 2.454 Palavras (10 Páginas) • 138 Visualizações
[pic 1]
LICENCIATURA EM LETRAS
PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA (PE:ID)
POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1
REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS
Heid Carolina Gonçalves Tacco – RA 2108576
Polo Cabreúva
2021
SUMÁRIO
1. REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS ...............................................03
1.1 “Educação? Educações: aprender com o índio” ........................................03
1.2 “O fax do Nirso” ..........................................................................................03
1.3 “A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)” .......................04
1.4. “Uma pescaria inesquecível” ....................................................................04
1.5. “A Folha Amassada” .................................................................................05
1.6. “A Lição dos Gansos” ................................................................................05
1.7. “Assembleia na Carpintaria” .....................................................................06
1.8. “Colheres de Cabo Comprido” ..................................................................06
1.9. “Faça parte dos 5%” .................................................................................07
1.10. “O Homem e o Mundo” ............................................................................07
1.11. “Professores Reflexivos” ........................................................................08
1.12. “Um Sonho Impossível” ..........................................................................09
1.13. “Pipocas da Vida” ....................................................................................09
2. REFERÊNCIAS ................................................................................................11
- REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS
- “Educação? Educações: aprender com o índio”
A educação é plural.
O termo “educar” significa a ação de facilitar o aprendizado de histórias, culturas, habilidades e valores. Cada povo, cada nação possui sua própria educação, que é formada de acordo com suas necessidades e vivências, e essa não deve ser julgada.
Deve-se considerar que não há um tipo correto de educação, mas um tipo mais adequado para cada situação e o papel do educador é transmitir o conhecimento que vá de encontro com a necessidade do educando.
Entende-se por educador aquele que tem para si a incumbência de transmitir conhecimento, valores e até mesmo hábitos. O educador não se encontra apenas na escola, pelo contrário, grande parte do aprendizado do ser humano é adquirido na vivência com seus familiares, amigos e pessoas que o rodeia.
A educação não deve ser subestimada e sim, valorizada com uma das mais potentes armas de um povo, que pode a utilizar como meio de sobrevivência de sua cultura e história e também como caminho para novas conquistas.
Educar é conduzir exatamente para onde se quer chegar, daí a importância de termos bons educadores que estimulem um aprendizado consciente e pensante, já que o mundo está em constante mudança e a educação deve acompanhar essa evolução.
- O fax do Nirso
O papel da educação escolar no Brasil é de total importância na formação de cidadãos pensantes e bons profissionais, contudo, é fato que o sistema de ensino nacional apresenta diversos problemas por não atender as necessidades da população e por não acompanhar o desenvolvimento tão acelerado de outros elementos sociais.
Ao analisar nosso sistema de ensino, percebemos que o mesmo é baseado em uma generalização, tanto na ideia de que todos os indivíduos possuem as mesmas oportunidades e condições de ensino, quanto na afirmação de que todos devem possuir as mesmas características e habilidades.
É errado afirmar que a educação escolar está perdendo espaço no mercado de trabalho, mas é necessário que uma reforma no sistema de ensino, onde o indivíduo possa ser avaliado por seus talentos e aptidões e auxiliado em suas dificuldades.
- A História de Chapeuzinho Vermelho (Na versão do Lobo)
Toda história possui três lados. O de quem conta, o de quem ouve e o que de fato aconteceu. Isso é um fato e, o professor assumir um papel de ensinar uma verdade absoluta é, não só errado, como também perigoso.
Nessa mesma linha de pensamento, conclui-se que existe uma diferença entre o professor e o educador. O professor é um profissional que tem a incumbência de transmitir determinado conhecimento aos alunos, seguindo uma diretriz de ensino pré-determinada. O educador é aquele que além de transmitir o conhecimento, estimula o pensar, considera diferentes pontos de vista e auxilia no desenvolvimento da tolerância.
Transmitir o conhecimento é necessário para que as novas gerações possam ser guiadas ao aprendizado, estimular o pensar é crucial para que novos caminhos possam ser criados e para que ideias não sejam impostas como leis e a tolerância se faz importante, pois as diferentes verdades nunca deixarão de existir.
- Uma pescaria inesquecível
O ser humano é o único ser pensante, capaz de raciocinar, analisar e tomar decisões baseadas na razão e não apenas nas emoções ou no instinto. Baseado nessa afirmação, vemos a necessidade da ética.
A ética é um conjunto de valores morais, contudo ética e moral são diferentes. Moral é o ato de obedecer determinadas regras ou normas, mas a ética independe disso. A ética é o agir da melhor forma para uma melhor convivência do individuo no mundo que o cerca.
A ética é o que faz com que uma pessoa faça o que é correto independente de consequências, independente de julgamentos de terceiros, independente de vantagens ou desvantagens. Ela leva a pessoa a agir de forma correta, simplesmente porque a atitude é correta, independentemente de qualquer coisa.
...