PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)
Por: Tatiana Tomazela • 10/11/2018 • Projeto de pesquisa • 555 Palavras (3 Páginas) • 185 Visualizações
LICENCIATURA EM LETRAS - PORTUGUÊS/ESPANHOL
PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)
POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1
RELATO DE OBSERVAÇÃO
Nome aluno
Polo
Ano
INTRODUÇÃO
A disciplina Prática de ensino: Observação e Projeto, tem como finalidade fazer com que o aluno adquira conhecimento sobre os ambientes escolares e não escolares.
Resido no município de Limeira, no interior do estado de São Paulo. Escolhi como ponto de partida um raio de mais ou menos 600 metros a partir da minha residência, que fica localizada na Rua Desembargador Júlio César da Silveira, 1079 – Vila Cláudia, CEP 13480-485. Neste trecho observei algumas Unidades escolares que oferecem ensino para todos os níveis.
1 Entidade não Lucrativa CREN;
1 Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental I;
1 Escola Estadual de Ensino Fundamental II e Médio;
1 Escola Particular de Ensino Médio.
Os ambientes não escolares da região são na maioria de serviços médicos, uma vez que, o maior hospital público da cidade fica nessa região, “Santa Casa de Limeira”.
1 Hospital Público
1 Clinica de Exames de Diagnósticos por Imagem
4 Laboratórios Clínicos
1 Igreja Católica
Destacarei aqui como AMBIENTE ESCOLAR, o trabalho desenvolvido pelo CREN – João Ometto, localizado na rua: Professor Octaviano José Rodrigues, 545 – Vila Santa Lina.
O CREN (Centro de Recuperação e Educação Nutricional) é um centro na área da educação nutricional que atente crianças com distúrbios nutricionais primários (subnutrição e obesidade), no caso do CREN Limeira apenas atendendo crianças com subnutrição mudando as condições no entorno da criança. O CREN iniciou sue trabalho em 28 de abril de 1981.
O CREN hoje atende crianças com desnutrição leve, baixo peso, risco nutricional, crianças em situação econômica precária e atendimento preventivo, as crianças são encaminhadas pelos médicos. As crianças passam o dia na unidade entrando as 7 horas da manhã e saindo as 17 horas, nesse período as crianças recebem alimentação especial, atendimento médico e escolar.
São atendidas 50 crianças que contam com 15 profissionais de referência em cuidado nutricional. Hoje a maioria dos casos é de baixo peso, sendo que, as vezes aparece um caso de desnutrição leve.
Todas as pedagogas que trabalham no CREN recebem treinamento para trabalhar com essas crianças, que necessitam de cuidados especiais e acompanhamento de psicopedagogas para os desafios nos primeiros anos de aprendizagem a educação infantil.
Como destaque de AMBIENTE NÃO ESCOLAR cito o Hospital Santa Casa de Limeira, que é uma entidade sem fins lucrativos,
...