Portugues
Por: janes42 • 26/5/2015 • Projeto de pesquisa • 404 Palavras (2 Páginas) • 277 Visualizações
ESCOLA ESTADUAL DE 1º E 2º GRAU MADRE TARCILA
TRABALHO DE PORTUGUES
Deborah M Braz Braghin
2º ano ‘E’
Campo Novo do Parecis/2014
- DESENVOLVIMENTO
- O Realismo e o Naturalismo no Brasil.
Em 1881, é iniciado oficialmente o realismo e o naturalismo na literatura brasileira com uma publicação de dois romances fundamentais, Memorias póstumas de Braz Cubas, e O mulato.
São obras modelares no panorama, pois, apesar de serem muito diferentes tem um traço comum que é o triunfo da observação da realidade. Segundo alguns estúdios, a época de estudar acabou realizando um dos principais desafios que foi iniciado na Independência: a consolidação do processo de maturação da vida nacional e a incorporação da cultura e da literatura como forças sociais vivas e atuantes,
Já entre 1875 e 1922 floresceu uma geração que se preocupada em estudar o Brasil, com atividades intelectuais exemplos: o jornalismo, oratória civil, historia, critica literária, e ensaismo etc.
No que diz respeito a literatura ocorre a aceitação do escritos por setores instruídos das classes dominantes e medias, como mostra a função da Academia Brasileira de letra em 1897 que significa a oficialização da atividade literária.
No contexto o Machado de Assis foi quem fundou a academia e foi seu primeiro presidente
O realismo psicológico machadiano, de amplitude ao mesmo tempo nacional e universal, e o naturalismo conjugado com a questões vivenciadas pelo país, de Aluisio Azevedo ecoam na obra de Raul Pompeia outro grande escritor do período.
Aluisio Azevedo:o maior escritor do naturalismo brasileiro.
1.1.1. Outros autores e obras naturalistas.
Julio Ribeiro(A carne), Inglês de Sousa(O coronel Sangrento) e Adolfo Caminha(A normalista e O bom crioulo).
2. O Realismo e o Naturalismo em Portugal.
O liberalismo português, institui-se e consolida-se a partir de 1865 , o ano de referencia do inicio de um período de recuperação e expansão, as instituições parlamentares funciona regularmente e a comunicação com exterior e intensa tanto em termos econômicos ou culturais.
Em outras palavras Portugal e bem adiantado no processo de substituição de sua cultura clerical e aristocrático por uma cultura laica. Mas esses processos de modernização, cuja a base era de comercialização de riquezas já existentes da agricultura.
A partir de 1891 a produção agrícola abundante e produção industrial praticamente inexistente leva Portugal a estagnação tanto do ponto de vista tecnológico, econômico e social.
2.1. Poetas realistas e suas Obras:
Abilio Manuel(Guerra Junqueira), Antonio Duarte(Gomes Leal) e Jose Joaquim(Cesario Verde).
...