Primeira Geração Do Romantismo No Brasil
Dissertações: Primeira Geração Do Romantismo No Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carolschiavonn • 25/6/2014 • 305 Palavras (2 Páginas) • 475 Visualizações
1) Quem foi considerado o fundador do romantismo do Brasil e por quê?
José Gonçalves de Magalhães em 1836 desenvolveu a principal obra chamada de Suspiros poéticos e hoje considerada o estopim do romantismo no Brasil.
2) Quando foi o período de transição da literatura brasileira e por quê?
O período de 1808 até 1836 é considerado de transição da literatura brasileira por causa da transferência do poder de Portugal para as terras brasileiras, a família real portuguesa trouxe consigo as novidades dos modelos literários do velho continente nos moldes franceses e ingleses.
3) O que era o romantismo indianista?
Era o romantismo que idealizava o indígena, muitas vezes o retratando como um herói nacional. Enquanto no continente europeu os românticos idealizavam o cavaleiro medieval, aqui no Brasil não nos restava opção se não divinizar o indígena. Também havia poesias anti-escavocratas que valorizando o indígena e protestando contra a escravidão dos mesmos.
4) Umas das principais características da 1ª geração do romantismo no Brasil foram o indianismo e o nacionalismo que foi decorrente da independência do Brasil. O que isso significava e por que foi uma das principais características?
O nacionalismo era a exaltação exagerada da pátria, onde só se reveria as qualidades, e o indianismo era o medievalismo ‘adaptado’ ao Brasil, já que os brasileiros não tinham um cavaleiro para idealizar os escritores usaram o índio como ícone para origem nacional e o colocaram como herói, já que eles queriam a separação do Brasil de Portugal (independência).
5) De um exemplo de um fato importante do Romantismo, o que o diferenciou de outras manifestações literárias?
Um dos fatos mais importantes do Romantismo foi à criação de um novo público, uma vez que a literatura torna-se mais popular, o que não acontecia com os estilos de época de características clássicas. Surge o romance, forma mais acessível de manifestação literária; o teatro ganha novo impulso, abandonando as formas clássicas.
...