Pronome Pessoais
Artigo: Pronome Pessoais. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ams2015 • 14/3/2015 • 482 Palavras (2 Páginas) • 363 Visualizações
Em inglês, há diferença entre pronomes possessivos ou ("possessive pronouns") e adjetivos possessivos ("possessive adjectives"). Os adjetivos possessivos sempre vêm acompanhados de substantivos, enquanto os pronomes possessivos substituem esses substantivos. Não há qualquer tipo de concordância entre substantivos e adjetivos ou pronomes possessivos. Segue uma tabela com pronomes e adjetivos possessivos da língua inglesa:
Número Pessoa Pronome pessoal Adjetivo possessivo Pronome possessivo
Singular 1ª I my mine
2ª you your yours
thou1 thy1 thine1
3ª he his his
she her hers
it its its
Plural 1ª we our ours
2ª you your yours
ye1 your1 yours1
3ª they their theirs
1 "thou" e "ye" são formas arcaicas, e praticamente cairam em desuso.
É comum que falantes do português confundam os pronomes e adjetivos possessivos de terceira pessoa ("his", "her(s)", "its") com os de segunda pessoa ("your(s)"). É necessário prestar atenção ao pronome pessoal equivalente ao empregar o possessivo.
Os pronomes e adjetivos possessivos em inglês nunca vêm antecedidos de artigo definido ("the") ou indefinido ("a", "an").
Pronomes possessivos adjetivos OU pronomes adjetivos possessivos[editar |
(Possessive adjectives)
Características[editar | editar código-fonte]
a) Existe, quanto ao uso, uma relação entre os pronomes retos e os pronomes possessivos adjetivos. Por exemplo, “meu” (inglês: “my” ) refere-se a “eu” ( “I” ), “nosso” ( “our” ) refere-se a “nós” ( “we” ), e assim por diante;
b) Os pronomes possessivos adjetivos exigem obrigatoriamente o uso de um complemento (nome de uma coisa possuída ou de pessoas) depois deles. Exemplo:
My book is old. = Meu livro é velho.
(NOTA: book = livro: complemento de “my” = “meu” );
Neste caso, jamais um pronome possessivo adjetivo é usado sem o seu respectivo complemento, como, por exemplo, no final de uma frase. Exemplo:
This book is my. = Este livro é meu.
A frase em inglês acima está errada, pois nela, o pronome “meu” ( “my” ) é um pronome possessivo adjetivo, ao invés de um pronome possessivo substantivo;
c) A coisa possuída é uma palavra (ou um grupo de palavras) que completa o sentido de um pronome possessivo adjetivo. Tal palavra pode ser não apenas uma coisa, mas também uma pessoa ou qualquer outro complemento, isto é, qualquer palavra que complete o sentido do pronome. Exemplo:
Your mother is very young. = Sua mãe é muito jovem. =
...