RESENHA DE FILME
Pesquisas Acadêmicas: RESENHA DE FILME. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: francildafonseca • 1/10/2013 • 804 Palavras (4 Páginas) • 362 Visualizações
Resenha crítica do filme ‘’Como estrelas na terra – toda criança é especial’’.
O filme ‘’Como estrelas na terra _ toda criança é especial’’, intitulado originalmente ‘’Taare Zameen Par _ Every Child is special’’, dirigido por Aamir Khan, foi lançado no ano de 2007 e tem como pano de fundo a Índia.
A produção cinematográfica conta a história de Ishaan Awasthi, um menino de 9 anos, aluno repetente de uma escola tradicional, com possibilidade de novamente ficar reprovado, pois não consegue acompanhar o ritmo da turma. Ishaan é mal compreendido pelos professores, colegas da turma assim como sua família, o pai principalmente o trata sempre com rigidez e o vê apenas como um garoto indisciplinado. Todas as pessoas do convívio do menino não percebem que ele apresenta na verdade distúrbios de aprendizagem.
O pai de Ishaan é chamado é na escola e após muitas reclamações decide colocar seu filho em um colégio interno. O menino se sente abandonado pela família e isso fica bem claro em um flip-book que ele deixa no quarto, onde vai afastando-se gradativamente do seio familiar.
No internato, Ishaan depara-se com uma filosofia disciplinar muito rígida, e com uma pedagogia também tradicional, onde os professores fazem da turma um depósito de informações, esse tradicionalismo fica patente em uma aula de interpretação de texto em que um colega ler o texto poético e Ishaan é ‘’convidado’’ a interpretá-lo, ele emite sua opinião, inclusive uma excelente interpretação, mas é tolhido e criticado pelo professor e colegas.
Nas aulas de arte, os alunos são sempre condicionados a linhas e pautas, e ensinados a serem apenas meros reprodutores dos objetos levados pelo professor está dentre tantas outras cenas mostram a realidade do protagonista que é também a situação vivenciada por muitos alunos não compreendidos na família, na escola e na sociedade em geral.
A situação de Ishaan é dramática até que, felizmente, a escola precisa contratar um professor temporário, por motivos de afastamento do professor de Artes. O novo mestre Nikumbh é dinâmico e, logo no primeiro dia de aula, demonstra ter uma visão aplicada, ao deixarem os alunos a vontade para usarem a imaginação. Ele é questionado por um aluno, sobre o que eles deveriam desenhar, sabiamente responde “a mesa é pequena de mais diante de sua imaginação’’. É Nikumbh que se mostra sensível a situação se Ishaan, informando seus pais e a escola que ele sofria de Dislexia, é ele que em quatro horas diárias dedicadas ao menino consegue alfabetizá-lo. (fora da escola em um lugar bastante inusitado _ na areia)
Muitas são as reflexões que o filme nos proporciona, mas na área da educação pode-se analisar como método tradicional de ensino só manifestando interesse em formar pessoas para o mercado de trabalho, para render bem, para ser sempre melhor que o outro. Professores tradicionais não se deixam sensibilizar com a realidade e limitações do aluno nem se preocupam se alguém está sendo deixado ás margens. As informações são passadas em um ritmo acelerado e quem não consegue acompanhar é deixado e esquecido, afim de não prejudicar o desenvolvimento da turma. Quando o aluno está submetido a esse tipo de ensino, torna-se incapaz de emitir suas opiniões, tendo sempre que receber
...