RESENHA DO FILME O TEXTO NA SALA DE AULA
Por: thiely • 14/2/2017 • Dissertação • 645 Palavras (3 Páginas) • 461 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE UNIDERP
CURSO DE LETRAS
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Thiely Irala Larangeira RA: 3621219298
Resenha do filme:
Além da sala de aula
PROF. Cleudimara Silva
Campo Grande, MS.
Setembro/2016
Resenha
Filme: Além da Sala de Aula
Direção: Jeff Bleckner
Elenco: Emily VanCamp, Willow Shields, Treat Williams, Steve Talley.
Gênero: Drama
Duração: 100 min
A história se passa em 1987, em que uma moça, mãe de dois filhos, casada, que se formou recentemente na faculdade, e decide ensinar crianças de ruas, em uma escola sem nome, e muito precária.
Conta também o sofrimento dela, que aos 16 anos engravida e adia seu sonho de ser professora, mas com a ajuda da família, consegue encarar os medos e os preconceitos para dar a devida educação para as crianças.
Ela aceita a vaga de professora temporária nessa escola, que pode ser caracterizada como improvisada, e frequentadas por crianças que não conseguem vagas nas escolas regulares, e assim ela começa seu primeiro emprego.
A sala de aula se encontra deteriorada; não há material escolar; livros, carteiras em condições precárias, e muito menos verbas; nem diretor e os pais das crianças não demonstram o menor interesse pela educação dos filhos; e para piorar, seus alunos são rebeldes e desrespeitosos, todas essas dificuldades são enfrentadas pela professora.
As famílias são de classes baixas, moram em carros, alojamentos e trailers, vivem em precariedade, sem ter o que comer, e são de várias idades.
Por vários dias ela se sente desapontada, desanimada para continuar com a função de educar as crianças que se propôs, pois em vários momentos ela acaba comprando com o seu próprio salário materiais didáticos, e lanches para todas as crianças que estavam necessitadas e pudessem estudar melhor sem fome.
Mas como ela se dedica em tudo que faz, e para não decepcionar os filhos, continua encarando a situação, pelo apoio da família.
Com diversas dificuldades e pedras no caminho, ela planeja medidas inovadoras, que pretender mudar o mundo de todos que dependem dela, contudo, a cada ‘não’ que ela recebe, o desejo da melhoria vai se aumentando, em uma conversa com o diretor, ele diz não reconhecer essa realidade da escola, que a mesma descreve, porem se sente comovido com tudo e se compromete a ajudá-la, com infraestrutura e mantimentos para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças.
Enfim, esse filme, me faz refletir como docente, as diversas dificuldades que existem no nosso papel, e vejo o desafio que é estar dentro de uma sala de aula, comprometida a ajudar diversos tipos de alunos, de várias raças, etnias, religião, lugares, sotaques. Ele também retrata perfeitamente a dura realidade de algumas escolas, desvalorização da educação em diversas sociedades.
É um exemplo, não só de dedicação, mas como de perseverança, pois mostra a coragem da professora, que em meio de tantas dificuldades, se manteve focada no que desejava. Me desperta a vontade de fazer a diferença, motivar os alunos, ter autonomia dentro de sala, criatividade de elaborar aulas dinâmicas e de não ser só mais um.
...