TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REVISITANDO A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Por:   •  26/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  918 Palavras (4 Páginas)  •  1.015 Visualizações

Página 1 de 4

REVISITANDO A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

  1. Revisite os conteúdos das aulas, os quatro módulos de cada tema. Explore bastante tudo o que é oferecido para seu aprofundamento: (escrito, vídeos, podcast, imagens...), pesquise, reflita, elabore conhecimento.

 

  1. Visite sites de Escolas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio (Escolas Públicas, Religiosas, Militares...) e busque as propostas pedagógicas dessas escolas, que ficam disponíveis nas páginas virtuais das escolas.

 

Ao revisitar os conteúdos e visitar sites, tenha como referências os seguintes pontos:

 

  • Quais características foram identificadas dos modelos educacionais no decurso da história, bem como suas contribuições para a formação dos sujeitos e das sociedades?

Na educação ateniense o importante era a retórica, sendo esta qualidade aprimorada para introduzir o cidadão na política. Havia professores chamados sofistas que ensinavam a argumentação a respeito de qualquer tema, mesmo que os argumentos não fossem válidos, ou seja, mesmo que não fossem verdadeiros.
Na e
ducação espartana o importante era o treinamento militar, com o objetivo de participar de um processo de seleção. Aqueles que venciam este processo, poderiam integrar as fileiras do exército e teriam direito a um lote de terras.
Na
 Idade Média, a base do pensamento educacional é o neoplatonismo cristão, a Patrística. Para Agostinho de Hipona, o conhecimento é advindo de Deus e destina-se à elite. Entedia a educação como um processo de condução, sendo que o único mestre era Deus, e o professor apenas despertava em seus alunos a busca pelo conhecimento. O objetivo da educação era transformar o “homem exterior”, material e mortal, no “homem interior”, espiritual e imortal.
Na
Idade Média, também havia o neoaristotelismo, a Escolástica. Tomás de Aquino foi o precursor e tratava a educação como um processo de introspecção, onde o objetivo era atingir a sua própria essência. Foi uma produção filosófica, a partir de uma série de métodos e de textos, que a Igreja Católica organizou para a criação de suas escolas. Era a fé em busca do entendimento. Criadas para formar o clérigo.



  • Quais fatos e situações que se destacam da história da educação no Brasil e no mundo, você conseguiu perceber nas propostas pedagógicas observadas?

As características das escolas militares tem mais o foco da época da Ditadura no Brasil , pois foi quando os militares estavam no governo que o patriotismo foi mais imposto à população.

As escolas públicas militares têm uma maior preocupação com o resultado da aprendizagem do que somente as escolas públicas. Esta característica existe desde 1968, quando começou MOBRAL, onde os professores não tinham tempo para se prepararem para ministrar as aulas, e o mais importante era alcançar o maior número possível de pessoas para alfabetizar.
Temos como exemplo o
Colégio Aplicação Cívico-Militar.

Valores: Formar jovens com visão crítica dos fenômenos políticos econômicos, históricos, sociais, científicos e tecnológicos, ensinando-os a aprender para a vida.


O ensino profissionalizante que nasceu com a Reforma Pombalina, do Marquês de Pombal em 1759. É aqui, na Idade Moderna, que a elite, ou os políticos, tem como objetivo formar o indivíduo para o comércio. Como exemplo temos a educação profissional no Senac São Paulo que tem como objetivo promover as pessoas, organizações e comunidades, buscando fortalecê-las por meio de um processo que visa à inserção social e à ação participativa. Deve estar voltada para desenvolver as competências para o trabalho e para a melhoria da qualidade de vida.
Valores: Formar jovens com visão crítica dos fenômenos políticos econômicos, históricos, sociais, científicos e tecnológicos, ensinando-os a aprender para a vida.


Os colégios como São Bento, seguem a mesma linha iniciada na Idade Média. São baseados nas Sete Artes Liberais (Trivium e Quadrivium). Não possuem o conceito da Patrística, onde todos os conhecimentos seriam advindos de Deus. Mas seguem o conceito da Escolástica, da mesma época, onde se busca a inteligência da fé, tudo em busca de um maior entendimento.  Desde aquela época, já eram cotadas como ótimas escolas, e assim são atualmente. A influência da educação jesuística está presente até hoje.

Valores: formar homens comprometidos com Deus, com a sua própria formação e com a sociedade em que está inserido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (78.7 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com