Redação sobre a Cracolândia
Por: fagundes_isa • 7/6/2016 • Trabalho acadêmico • 336 Palavras (2 Páginas) • 6.568 Visualizações
Cracolândia: Os meios justificam o fim?
Cracolândia é o nome dado para uma determinada área de São Paulo que tem um intenso tráfico de drogas e meretrício. Está sendo colocadas em pauta algumas ações (presentes e futuras) para a cessação da área em questão. Outro assunto que está em debate é o fato das internações.
Para ocorrer um possível extermínio dessa área estava em discussão uma ação policial que visava atos de crueldade e violência da parte dos policiais. Devido a maneira que os policiais iriam agir essa ação foi muito criticada. Já está sendo realizada uma operação na Cracolândia, mas infelizmente voltada em uma avaliação errada do problema e consequentemente colocando em prática soluções erradas. O foco das ações deveria ser voltado a seguinte analise: A dependência química é um caso de saúde e o tráfico de drogas é um caso de policia. Nas ações estão tratando o problema da dependência química como caso de policia e assim, acabam agindo de maneira bruta, causando medo, violência e repressão.
Em relação a internação, o Ministerio da saúde apoia a internação involuntária (aquela que ocorre sem a vontade do paciente), mas o Conselho Federal de Psicologia é contra esse tipo de internação. Com internação ou sem, é impossível desconsiderar o fato de que o Sistema de Saúde Brasileiro não tem suporte para atender todos os usuários de drogas e muito menos atende-los de uma forma boa e correta. Não adianta internar um usuário e libera-lo sem que aconteça algum tratamento após sua alta, entre 20 à 25 dias esse paciente tende a voltar a usar drogas.
Em suma que, as ações para acabar com a Cracolândia estão partindo de um conceito errado sobre o que é a dependência química e isso faz com que os atos praticados em prol dessa causa sejam maldosos. É difícil falar sobre a internação sem levar em conta o fato de que o Sistema de Saúde Brasileiro não comporta a demanda de usuários de drogas, além de não fornecer um bom tratamento.
...