Relatório De Estágio I
Ensaios: Relatório De Estágio I. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jessicamrios • 23/9/2014 • 2.376 Palavras (10 Páginas) • 370 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – CAMPUS IV
LICENCIATURA EM LETRAS VERNÁCULAS
RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO: O ENSINO E A FORMAÇÃO DE PRÁTICAS DE LEITURA NO 9ª ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II
JACOBINA-BA
2014
JÉSSICA MOTA RIOS
RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO: O ENSINO E A FORMAÇÃO DE PRÁTICAS DE LEITURA NO 9ª DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Relatório de observação apresentado ao Curso de Letras Vernáculas da Universidade do Estado da Bahia – UNEB Campus IV, como requisito parcial de avaliação para o componente curricular: Estágio I, ministrado pela professora Thaís Nascimento.
JACOBINA - BA
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ...................................................................................3
O ENSINO E AS PRÁTICAS DE LEITURA.......................................4
CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................10
REFERÊNCIAS ...............................................................................11
INTRODUÇÃO
A disciplina de Estágio Supervisionado em qualquer curso de Licenciatura é indispensável para a formação de professores. Nesse momento é que o discente tem contato direto com uma comunidade escolar, o que permitirá conhecer e ter uma apreensão geral de como acontece o processo de uma comunidade educacional.
Assim, essa experiência vivenciada durante o período de observação nos possibilita uma oportunidade de contribuir para a transformação da educação. Nesse sentido, Gisi, Martins e Romanowski (2009, p. 208) entende o estágio,
como uma oportunidade de inserção numa realidade, no caso escolas de educação básica, permitindo a confrontação do saber acadêmico com o saber da escola, permitindo aos estudantes aprender como se dão as relações de trabalho.
Partindo desse pressuposto, o referido projeto de observação O
realizado no Colégio Municipal Armando Xavier de Oliveira, situada na Rua Margem do Rio do Ouro na cidade de Jacobina-BA. Os sujeitos da observação foram professor e alunos da turma do 9º ano A e B do Ensino Fundamental II, na qual é formada por 28 alunos.
A problematização do tema foi perceber Como estão sendo conduzidas as aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II, destinadas à leitura? As práticas de leitura estão sendo priorizadas? E como essas práticas estão sendo recepcionadas pelos alunos? O objetivo da nossa observação consiste em compreender o método adotado pelo docente durante as aulas para a realização do trabalho com leitura, e a partir dessa proposta perceber como os alunos recepcionam a prática da mesma. A metodologia utilizada foi a observação das aulas de Língua Portuguesa procurando descrever e refletir como o ensino e a prática de leitura acontecem nas aulas durante o período de observação, utilizando o diário de bordo.
Para a realização desse projeto de observação utilizamos como referencial teórico Delaine Cafieiro (2010), Ângela Kleiman (2002) e Os Parâmetros Curriculares Nacionais (2000).
O ENSINO E AS PRÁTICAS DE LEITURA
No primeiro dia de observação percebemos logo ao entrar na sala, que os alunos já estavam todos nos seus devidos lugares, a professora nos informou que mudou seu plano de aula que era trabalhar com conto, pois um professor havia faltado, e como ela estava dando aula em outra turma passou para os alunos ler o texto Pluralidade Cultural e em seguida responder a atividade, utilizando o livro didático “Singular &Plural Leitura, Produção e estudos de linguagem” editora Moderna.
A professora informou que é uma dificuldade trabalhar com o livro didático, uma vez que existem poucos livros disponíveis e na maioria das vezes só uma aula não é suficiente para os alunos fazerem as atividades e acaba estendendo para outra aula, outro problema segundo ela é quando está em semana de prova, os alunos moram em casas separadas e não tem como levar os livros para estudar em casa e isso acaba dificultando a aprendizagem dos alunos, perguntei se esse problema era geral, ela respondeu que sim e que o MEC está ciente do que está acontecendo, porém não toma nenhuma providencia.
Ao retornar a sala da turma B, a professora esperou alguns alunos terminarem a atividade para começar a leitura do texto. Antes de começar a leitura do texto a professora perguntou se todos tinham feito à leitura do texto proposto, os alunos foram sinceros e disseram que não justificando que o texto era muito grande, a professora nos disse que isso acontece com frequência, os alunos querem responder as atividades sem a leitura completa do texto. Os alunos são muito inteligentes e participativos.
Antes de começar a leitura do texto Pluralidade Cultural a professora estimula os conhecimentos prévios dos alunos sobre o que eles já conheciam sobre o tema, os alunos se manifestaram afirmando que Pluralidade Cultural esta relacionado ao convívio de diferentes grupos sociais e que as pessoas precisam respeitar o modo de vida desses diferentes grupos.
Percebemos que o trabalho da professora nas aulas de leitura tem surgido muito efeito, já que os alunos exploram muito bem o tema do texto e possui bons argumentos para criticá-lo e atribuir sentidos ao texto lido. Nesse sentido, Cafiero (2010) afirma que,
...