Resenha Do Filme: Pro Dia Nascer Feliz
Ensaios: Resenha Do Filme: Pro Dia Nascer Feliz. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: A777 • 21/11/2014 • 402 Palavras (2 Páginas) • 1.414 Visualizações
Título Original: Pro Dia Nascer Feliz. Origem: Brasil, 2006. Direção: João Jardim. Roteiro: João Jardim. Produção: Flávio R. Tambellini e João Jardim. Fotografia: Gustavo Hadba. Edição: João Jardim. Música: Dado Villa-Lobos.
Esta resenha é sobre o documentário dirigido por João Jardim “Pro dia nascer Feliz”, 2006, no qual percebe-se as condições do sistema educacional brasileiro pelo ponto de vista da instituição, do aluno, do professor e de certa forma, da família. Nesse sentido, o documentário demonstra contextos sociais, econômicos e culturais, tudo sob uma perspectiva onde a realidade influi na estrutura educacional. O diretor inicia o documentário numa escola em Pernambuco, passando por Rio de Janeiro e São Paulo desta forma, buscou dar visibilidade as desigualdades sociais que cerceiam a instituição escolar.
O filme contextualiza a situação das escolas durante o ano de 2006, enfatizando a infraestrutura, os professores e a família. As condições precárias de infraestrutura nas escolas como falta de água, banheiro e merenda, ônibus quebrado e, ou sucateado impedindo o acesso do aluno a escola, além de professores desgastados físico e psicologicamente, agredidos e desvalorizados, ou mesmo a falta de efetivos e compromissados, isto gera alunos desmotivados que enxergam a escola como lugar de encontro, ou mesmo praticam toda e qualquer tipo de violência na certeza da impunidade.
A importância dos projetos culturais que evocam as raízes da população na qual a escola se insere mantendo os alunos engajados, de um lugar que possa integrar a comunidade, os discentes e a escola para leitura, debate, construção do pensamento crítico a fim de que se motive o aluno a dar continuidade a seus estudos.
Em contrapartida, o documentário mostra a relidade de uma escola particular de classe média alta na qual a família emprega dinheiro e o colégio exige o máximo desempenho do aluno, dessa forma, a pressão sobre os alunos é muito maior devido as exigências da preparação para o mercado de trabalho, em razão disso, o aluno apresenta problemas em seu desenvolvimento.
Em suma, o filme apresenta a lacuna entre as escolas públicas e privadas, a relação do estudante com a escola enfatizando a desigualdade social e a multiplicação da violência. Nesse liame, ressalta que há problemas em todos os contextos em razão de se tratar de sujeitos, que se diferenciam em relação a aspectos regionais e culturais. Frisa que o mínimo de acompanhamento escolar e familiar faz a diferença e chama a atenção para o falseamento da melhora nos índices da educação.
...