Resenha Filme Boa Noite Mamãe
Por: Ana Luiza • 26/5/2023 • Trabalho acadêmico • 315 Palavras (2 Páginas) • 91 Visualizações
Boa noite, mamãe
By Veronika Franz e Severin Fiala
Boa noite, mamãe
O filme austríaco, dirigido e roteirizado por Veronika Franz e Severin Fiala, conta a história de uma família que vive em uma sofisticada residência isolada em meio a árvores e plantações de milho. Após dias afastada por conta de cirurgias plásticas, a mãe (Susanne Wuest) volta para casa e não é reconhecida pelos seus filhos gêmeos (Elias e Lukas). As crianças, de nove anos, duvidam que a mulher de rosto coberto seja realmente sua mãe e a partir de então nada será como antes.
A produção é um ótimo exemplo do senário terror/suspense pois não promete apenas sustos fáceis; como os filmes do gênero trazem normalmente; mas sim, sentimentos sufocantes e de angústias. Há em Boa Noite, Mamãe uma tentativa de sair do senso comum do suspense e do terror, há uma investigação do verdadeiro horror, numa obra que se aprofunda nesse labirinto psicológico e, mesmo que num final que busque o choque, provoca incômodo no espectador.
Durante toda a narrativa do longa-metragem a sensação de estar chegando próximo a uma grande revelação é um detalhe muito bem implantado, e isso, graças ao roteiro impressionante e bem pensado da dupla Franz e Fiala.
A história se passa em um lugar remoto e, com poucos personagens ela vai criando forma. No entanto a quantidade de pessoas presentes não é um impedimento para deixá-lo interessante, pelo contrário, a medida em que a tensão entre a mãe e os filhos crescem seu cenária fica ainda mais instigante, criando um labirinto psicológico com imagens e cenas que o real e o imaginário se misturam, o que causa o caos e o horror; que é o grande destaque do filme.
Está não é uma obra para quem busca diversão ou um rápido entendimento, pois o que a dupla austríaca espera é que você pense e se aprofunde nas camadas do simbolismo e insanidade do terror.
...