Resenha Sobre O Filme ARUANDA
Casos: Resenha Sobre O Filme ARUANDA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gabi27 • 18/11/2013 • 258 Palavras (2 Páginas) • 1.058 Visualizações
ARQUITETURA E URBANISMO
DISCIPLINA Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo II
DEPARTAMENTO Ciências Exatas e Tecnologia – DET
PERÍODO: P6 CARGA HORÁRIA: 75 horas/aula CRÉDITOS: 5
PROFESSOR: LUCIANA MAIA Data: 29/10/2012
Aluno: __MARIA BETANIA AZEVEDO______________________________
ATIVIDADE COMPLEMENTAR – 2° UNIDADE
Resenha sobre o filme ARUANDA, de Linduarte Noronha (1960).
O documentário acontece na serra da talhada na região nordeste do Brasil, no sertão da Paraíba, no ano de 1960. E trata da formação de um quilombo, quando um ex-escravo de nome Zé bento parte com sua família em busca de um lugar no sertão com agua e condições que permita sobreviver e criar sua família. Em meio ao clima árido e sua paisagem seca tentavam aproveitar tudo o que a natureza do local permitia. Os homens trabalhavam fazendo as casas de taipa, lavrando a terra e semeando algodão enquanto as mulheres em época de seca fabricavam utensílios domésticos feito de argila para ser comercializado na cidade de Santa Luzia que ficava a um dia de caminhada da sua localidade. As casas eram feitas de taipa sem nenhum adorno, não tinha divisão de ambientes e não existia mobiliário, e eram construídas aleatoriamente de acordo com o terreno e sua topografia.
O autor tentou nos mostrar uma outra realidade, uma realidade quase primitiva de ex escravos e descendentes lutando pela sobrevivência vivendo da terra e o que ela pode oferecer enquanto no mesmo ano para notarmos a desigualdade acontece a Inauguração de Brasília.
“Com o tempo, Talhado transformou-se num quilombo pacífico, isolado das instituições do país, perdido nas lombadas do Chapadão Nordestino, com uma pequena população num ciclo econômico trágico e sem perspectivas”.
...