TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Filme Alenxandria

Trabalho Escolar: Resumo Do Filme Alenxandria. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2013  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO DO FILME “ALEXANDRIA”

Alexandria, uma das cidades mais importantes do Egito, fundada por Alexandre o grande, que guardava uma das sete maravilhas do mundo antigo, o farol de Alexandria e também a maior biblioteca do planeta. O filme fala também da filosofa e da professora de astronomia Hypatia que não queria casar-se, apesar de ter vários pretendentes, pois queria viver sua vida em função de seus estudos sobre os movimentos da terra e do sol e que juntamente com seus discípulos lutavam para preservar principalmente a biblioteca de Alexandria. Para sua época era uma mulher como poucas, a frente de seu tempo por não se deixa subordinar.

Mulher essa que lutou ao seu modo contra as rebeliões religiosas ocorridas no império Alexandrino, pois no filme é relatada claramente a relação entre politica e religião e evidencia o estrago que causou essa junção. Nessa época o cristianismo era uma religião que estava em expansão pelo Egito, causando assim conflito com os pagãos, que eram aqueles que cultuavam vários deuses; mas o cristianismo começou a ser modificado se unindo a politica e favorecendo os interesses de Roma, dando assim o inicio da era cristã com a Igreja Católica Romana.

Por um decreto do então imperador, cristãos passariam a ter os mesmos direitos de frequentar a grande biblioteca e os pagãos proibidos de realizarem seus cultos; isso gerou a maior rebelião da história, principalmente pela destruição da biblioteca de Alexandria. A partir dai o cristianismo se instalou no império e deu inicio a era crista. A destruição dessa biblioteca limitou o conhecimento humano por séculos. Muitos foram os confrontamentos entre cristãos, judeus e a cultura greco-romana, e aos poucos os cristãos foram ganhando espaço liderando a situação. Mediante a esta situação Orestes acaba se tornando o prefeito e continua amando Hipátia; o escravo Davusa aquiriu a carta de alforria de Hipátia, adquirindo assim sua liberdade, e inicia um debate entre a fé cristã e a paixão.

A dimensão dos conflitos chegou ao ponto de interferências administrativas, conseqüentemente, o imperador Theodósio teve que apaziguar por hora a situação.Tendo o poder, oficializou o cristianismo, perdoou os pagãos e permitiu que todos entrassem á biblioteca de Alexandria. Tal ato foi marco histórico, pois esta página entrou para história pela biblioteca ser a maior do mundo, todo cultura se encontrar lá e todas as grandes obras serem destruídas. Com o passar do tempo, alguns pagãos fingem tornar-se cristãos para alcançar o poder. Um destes foi Orestes, um dos ex-alunos de Hipátia que também a amava, que se torna prefeito de Alexandria. Todas as decisões que devem ser tomadas em Alexandria, Orestes consulta Hipátia, sua amada.

Cirilo foi o grande propagador da proposta cristão na história e não ficou de fora no filme. Ele claramente propôs a conversão obrigatória. Quem não fosse cristão automaticamente deveria ser apedrejado, inclusive armou ciladas a Orestes o prefeito cristão. Ganhando espaço o líder cristão Cirilo aproveita da situação a qual a cidade Alexandria enfrentava no momento e domina a cidade, sabendo aproveitar a oportunidade que surgiu, Cirilo encontra na ligação entre Orestes e Hipátia um ponto de fragilidade do poder romano, iniciando desta forma uma estratégia que enfraquecimento da influência de Hipátia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com