Resumo O Gerente Minuto
Pesquisas Acadêmicas: Resumo O Gerente Minuto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rossoni • 7/5/2013 • 606 Palavras (3 Páginas) • 988 Visualizações
O livro conta a história de um jovem que procurou um gerente eficaz até que encontrou um com uma história interessante. (Pg. 22)
– A busca – O jovem sabia exatamente o que procurava – ele achava que:
Gerentes eficazes dirigem a sim mesmos e as pessoas de modo que empresas e pessoas lucrem por igual. (Pg 15)
Marcou uma entrevista, o gerente disse que poderia em qualquer dia menos na quarta de manhã. Foi objetivo e negou algumas expectativas do jovem e mostrou uma placa onde estava escrito: “Pessoas que se sentem bem consigo mesmas produzem bons resultados”. Disse: Lembre-se, produtividade é mais que quantidade, é qualidade. Então ao insistir o jovem sobre que tipo de gerente era ele, disse: gerente minuto.
Por quê?
Disse: Porque preciso de pouco tempo para que as pessoas consigam grandes resultados.
Incrédulo, pode falar com os subordinados dele para saber mais, e ainda tenso para decidir com quem falaria primeiro, ouviu do GM: “Não tomo decisões por outras pessoas”
O primeiro funcionário começou a explicar. Ele ajuda pouco, passa pouco tempo comigo, é ai que ele estabelece os objetivos-minuto (o primeiro dos três segredos para ser um GM)
1°) Objetivo-minuto 2°) Elogio-minuto 3°) Administração-minuto
Ele sempre deixa claro as responsabilidades e do que temos de prestar contas. Periodicamente verifica o progresso conseguido. Ex. Este funcionário conta que um dia teve um problema, e que não conseguia resolver, e que quando ligou para o GM ele disse: “ Foi exatamente para resolver os problemas que você foi colocado ai”.
Na conversa com ele depois o GM afirmou: Se não poderia dizer-me o que gostaria que estivesse acontecendo, então você ainda não tem um problema. Está apenas queixando-se. Existe um problema apenas se há uma diferença entre o que está realmente acontecendo, e aquilo que você desejaria que tivesse acontecendo. O jovem saiu e no outro dia falou com outro funcionário e aprende sobre o elogio-minuto.
O GM pede um relatório detalhado dos seus objetivos alcançados e foca no relacionamento positivo. Quando descobre que algo está certo ele elogia com um simples contato.
O 3° segredo é a repreensão-minuto. A o retornar à sala do GM, comentou e viu outra placa: “ O melhor minuto que gosto é o que investe nas pessoas” . E o GM continuou: “ As empresas gastam 50% a 70% em salários e 1% em treinamento pessoal... não se encontra trabalhador desmotivado após o expediente...”
“A motivação número 1 das pessoas é a informação sobre os resultados. Mas temos que ter gerentes para nos avaliar.
O GM lembra que leu em algum lugar que quando alguém perguntou a Einstein qual era o número do seu telefone, ele teve que ir ao catálogo procurar. Explicando ele disse que jamais atravancava a mente com informações que poderia encontrar em outros lugares.
Então o GM mostrou outra placa, considerando que todos nós julgaríamos Einstein, um fraco.
“Todos são vencedores potenciais”
“Algumas pessoas parecem perdedoras”
“não
...