Saussure Língua Portuguesa
Por: FRANCIONE CARNEIRO • 28/5/2019 • Trabalho acadêmico • 398 Palavras (2 Páginas) • 180 Visualizações
[pic 1] ATIVIDADE 3 (valor, 1,25)
Curso: Letras Disciplina: Língua Portuguesa I Carga horária: 80 H/A
Nome do aluno: Maria Francione
[pic 2]
DATA DE ENTREGA: 09 DE SETEMBRO DE 2013.
- Explique o que são “variantes culturais de uma língua” e, logo, diga qual a importância destas no estudo da origem da língua portuguesa: latim clássico e latim vulgar.
Resposta:
A língua não é a mesma em todas as regiões. Ela vai se diferenciado conforme a época e os costumes dos povos. Um grupo social classe alta não utilizam a mesma língua do grupo social classe baixa, pelo fato do pobre falar de modo popular e os ricos na norma culta. De forma que as duas línguas faladas em diferentes contextos estão certas.[a]
Através da língua romântica continuação do latim vulgar originou- se o português, e o latim vulgar era a língua falada pelas pessoas simples sem a mínima preocupação com a fala e a escrita, ao contrario da língua clássica que era utilizada pelos escritores e que foi utilizada nas escolas e que foi conhecida na península Ibérica, tem uma grande importância na língua portuguesa, pois através delas surgiu o português.
Fontes de pesquisa: http://www.mundovestibular.com.br; http://pt.wikipedia.org.
- Responda aos questionamentos acima em um único texto (no máximo 10 linhas);
- Lembre-se de citar as fontes de pesquisa;
- Organize a resposta com as suas palavras; e
- Responda e envie a sua atividade neste documento.
- Segundo Saussure, existe a Linguística da língua e linguística da fala:
[...]
O estudo da linguagem comporta, portanto, duas partes: uma, essencial, tem por objeto a língua, que é social em sua essência e independente do indivíduo; esse estudo é unicamente psíquico; outra, secundária, tem por objeto a parte individual da linguagem, vale dizer, a fala, inclusive, a fonação e é psicofísica. [...](Saussure, Cours – Capítulo IV).
Nesse contexto e levando em consideração a citação acima de Saussure, EXPLIQUE A DUALIDADE ENTRE LÍNGUA E FALA.
Resposta:
A fala e a língua são dois princípios, sendo assim a fala é considerada individual pelo fato de pertencer somente ao individuo que a utiliza. A língua é social, pois é um sistema de valores que se opõem uns aos outros, todo utilizam em contextos diferentes. E há dualidade entre elas, de forma que a fala é a realização da língua.
Fontes de pesquisa: http://pt.wikipedia.org; www.letras.ufscar.br.
...