Sintaxe
Tese: Sintaxe. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: hertemann • 4/3/2014 • Tese • 490 Palavras (2 Páginas) • 616 Visualizações
Porque a importancia de estudar Sintaxe ?
A Gramática é um conjunto de regras que regem um sistema linguístico e se divide em: Fonologia, morfologia e Sintaxe.
A Fonologia estuda os fonemas, os menores elementos distintos.
A Morfologia estuda a estrutura, os mecanismos de flexão.
A Sintaxe estuda as relações que se estabelecem entre os termos da oração. Divide-se em sintaxe das funções, a qual estuda a estrutura da oração e do período, e sintaxe das relações, priorizando a regência, a colocação pronominal e a concordância. Representam objeto de estudo os termos essenciais da oração (sujeito e predicado), termos integrantes (complementos verbais, complemento nominal, agente da passiva) e os termos acessórios (adjunto adnominal, adverbial, aposto e vocativo).
Discentes hoje e docentes amanhã. Como discentes nos deparamos com uma imensidade de dúvidas e questionamentos. Até na própria sala de aula cada docente defende uma tese. Que caminho seguir, quem está certo ou errado ?
Existem os lingüistas de um lado e os gramáticos de outro, cada qual defende sua teoria. Os lingüistas dizem que estamos presos as regras ortográficas e escrevemos mal porque nos preocupamos demais com isto, já os gramáticos pregam que precisamos usar a língua culta normativa porque é a única certa e que só nos daremos bem profissionalmente e financeiramente se seguirmos a norma culta.
Enfim quando aprendemos a falar começamos a falar palavras sem sentido e com o tempo formamos frases períodos e orações sem saber o que é isto, então na escola os professores e os nossos pais em casa começam a nos corrigir: filho isto está errado não é assim que se fala, não é assim que se escreve. Então é nesta fase que começamos aprender a sintaxe inconscientemente.
Para escrevermos e falarmos bem precisamos de instrumentos como: Conhecimento de mundo e conhecimento científico da língua. Quanto mais sabemos, mais informações poderemos passar aos nossos alunos, ou em qualquer área da vida profissional que escolhermos.
A língua portuguesa não começou a existir do nada, junto com a chegada dos Portugueses no Brasil trouxeram sua língua, sua cultura e seus costumes, assim como os holandeses, os espanhóis e outros imigrantes que aqui chegaram e deixaram um pouco de si. Esta influencia mostra os dialetos que temos em cada região do Brasil.
O estudo sintático da língua portuguesa, faz com que organizemos frases períodos e orações dando mais ênfase ou menos ênfase ao que queremos dizer e também nos ajuda a melhorar a produção e interpretacão de textos. E a sintaxe representa a oralidade de um povo.
Temos ou não que saber gramática para sermos um docente de línguas ? Sim, temos que estudar a gramática porque ela está inserida na grade do MEC. Em todas as escolas se ensina e hoje os concursos e vestibulares ainda usam muito, apesar de que o Enem e a Fuvest não estão usando as regras por si só mas de uma maneira mais inteligente que faz o aluno interpretar e pensar não simplesmente decorando regras arcaicas.
0
...