Sistema emocionante
Resenha: Sistema emocionante. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 28/9/2014 • Resenha • 732 Palavras (3 Páginas) • 249 Visualizações
CAPÍTULO 2
1) Conceitue sistema. Dê um exemplo.
Sistema é um conjunto de elementos que se interagem entre si, com um objetivo comum e que evoluem no tempo. Ex.: Sistema de refrigeração.
2) Por que o conjunto de soluções sub-ótimas não é ótima para o sistema?
Porque só as especificações bem elaboradas e a coordenação efetiva das atividades podem garantir a otimização global do sistema.
3) Como se define o objetivo da pesquisa?
É aquilo que se pretende fazer ou conhecer, deve ser amplo e deve ser definido claramente de forma operacional.
4) Apresente as vantagens e desvantagens dos experimentos de laboratório e de campo.
De Laboratório – vantagens: facilidade e custo baixo, alto grau de controle do experimento, livre de reações negativas dos usuários. – desvantagens: dificilmente será capaz de reproduzir efetivamente as condições reais de uso ou operação do sistema.
De Campo – vantagens: sanar eventuais problemas, antes que o sistema seja colocado em uso efetivo. – desvantagens: coleta de dados pode apresentar dificuldades, a presença de um observador pode distorcer os resultados.
5) Conceitue variáveis independentes e dependentes.
Variáveis independentes são aquelas que podem ser deliberadamente manipuladas.
Variáveis dependentes são aquelas que dependem do tipo de interação entre os elementos (subsistemas) que compõe o sistema e os resultados que o mesmo provocará.
6) Para que serve o grupo de controle?
Serve para ser comparado com o grupo experimental. Serve para testar se a falta de variáveis independentes influência nos resultados.
7) Que cuidados se deve tomar na definição da amostra?
Diferenças individuais.
8) Quais são as vantagens e desvantagens da observação direta?
Vantagem – o realismo.
Desvantagem – efeito provocado pela presença do observador, e o tempo, pois as observações podem ser demoradas, principalmente quando se quer registrar fenômenos de baixa freqüência.
9) Que cuidados devem ser tomado na entrevista?
O entrevistador deve fazer as perguntas de forma que o entrevistado fique “à vontade”, em um clima amistoso, livre de quaisquer tensões.
10) Quando se aplica a análise ergonômica do trabalho?
Aplica-se a análise ergonômica do trabalho quando se quer corrigir uma situação real de trabalho.
11) Quais são as vantagens do método participativo?
Resistência à implementação de soluções poderão ser considera consideravelmente reduzidas.
Capítulo 3
1. Conceitue sinapse e apresente as suas principais características.
São conexões entre células nervosas para formar uma cadeia de transmissão de sinais.
A sinapse é a ligação de um axônio com uma dendrite da célula seguinte e tem as seguintes propriedades: sentido único, fadiga, efeito residual, desenvolvimento, acidez.
2. Descreva o mecanismo da contração muscular.
A contração muscular ocorre quando os sarcômeros se contraem, no sentido longitudinal das fibras, reduzindo os seus comprimentos, estimulado por correntes elétricas. Durante a contração, os filamentos de actina simplesmente deslizam-se para dentro dos filamentos de miosina, como se fossem pequenos pistões.
3. Como ocorre a irrigação sanguínea nos músculos?
Cada músculo recebe suprimento de oxigênio, glicogênio e outras substâncias, pelo sistema circulatório. Este é constituído de artérias, que vão se ramificando sucessivamente até se transformarem em vasos capilares. As paredes desses vasos são extremamente finas e permitem uma fácil transferência de substâncias do sangue para o músculo. Para permitir a circulação sanguínea, o músculo deve se contrair e relaxar com alguma freqüência, funcionando como uma bomba hidráulica.
4. Como ocorre a NUTRIÇÃO da coluna?
Ocorre por difusão dos tecidos vizinhos num processo semelhante a uma esponja que perde água quando comprimida e absorve água + nutrientes quando aumenta novamente de volume.
5. O que se entende por metabolismo basal?
É a energia necessária para manter apenas as funções vitais do organismo, sem nenhum trabalho externo. Portanto um corpo em repouso absoluto, consome uma certa quantidade de energia para o funcionamento de órgãos como o coração, pulmões e rins, que nunca deixam de funcionar.
6. Por que a subnutrição de um povo é anti-econômica?
Porque apenas pequenas reduções na alimentação provocam conseqüências bastante danosas à produtividade. O aumento de salários, por si só, nem sempre constitui solução. Infelizmente, o dinheiro adicional nem sempre é aplicado prioritariamente em alimentos e cuidados com a saúde, o que melhoraria a produtividade. Isso só se consegue com um programa educacional a longo prazo.
7. Como se diferenciam as percepções dos cones e bastonetes?
...