Teste princípios de teste
Tese: Teste princípios de teste. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vanessarodrigues • 30/10/2013 • Tese • 988 Palavras (4 Páginas) • 395 Visualizações
Capitulo 1
Erros (engano) – Ação humana que produz um resultado incorreto;
Defeito (falha, Bug) – Falha em um componente ou sistema que pode fazer com que o componente ou sistema falhe ao desempenhar sua função (por exemplo, uma sentença incorreta ou uma definição de dados incorreta). Um defeito se descoberto durante a execução, pode levar a falha do componente ou do sistema.
Falha – Desvio do componente ou sistema da entrega, resultado ou serviço esperado.
O teste pode: Com a ajuda do teste é possível medir a qualidade do software em termos de defeitos encontrados, por características e requisitos funcionais ou não funcionais do software. O resultado da execução dos testes pode representar confiança na qualidade do software caso sejam encontrados poucos ou nenhum defeito. Sendo que quando os testes encontram defeitos a qualidade do sistema aumenta quando estes são corrigidos.
Quanto teste é suficiente? Para decidir quanto teste é suficiente deve-se levarem consideração o nível do risco, incluindo risco técnico, do negócio e do projeto, além das restrições do projeto como tempo e orçamento.
Algumas das atividades de teste: Planejamento e controle, escolha das condições de teste, modelagem dos casos de teste, checagem dos resultados, avaliação do critério de conclusão, geração de relatórios sobre o processo de teste e sobre sistema alvo encerramento ou conclusão. Teste também inclui revisão de documentos, incluindo o código fonte e análise estática.
Objetivos dos Testes:
Encontrar defeitos;
Ganhar confiança sobre o nível de qualidade
Prover informações para tomada de decisão;
Prevenir defeitos
Diferença entre testes e depuração:
Testes – podem demonstrar falhas que são causadas por defeitos.
Depuração – é a atividade de desenvolvimento que identifica a causa de um deito, repara o código e checa se os defeitos foram corrigidos corretamente.
Teste de Confirmação – Certificar se uma falha foi eliminada.
7 Princípios do Teste:
1. Princípio – Teste demonstra a presença de defeitos;
2. Principio – teste exaustivo é impossível;
3. Principio – Teste antecipado;
4. Principio - Agrupamento de defeitos;
5. Principio – Paradoxo do pesticida;
6. Principio – Teste depende do contexto;
7. Principio – A ilusão da ausência de erros;
O processo de teste básico consiste das seguintes atividades:
Planejamento e controle;
Análise e modelagem;
Implementação e execução;
Avaliação dos critérios de saída e relatórios;
Atividade de encerramento de teste.
Planejamento e controle de teste – atividade que consiste em definir os objetivos e especificar as atividades de forma a alcançá-los. O controle do teste é a atividade que consiste em comparar o progresso atual contra o que foi planejado, reportando o status e os desvios do plano.
Analise e modelagem de teste- atividade onde os objetivos gerais do teste são transformados em condições e modelos de testes tangíveis.
Implementação e execução do teste – atividade onde os procedimentos ou os scripts de testes são especificados pela combinação dos casos de teste em uma ordem particular, incluindo as informações necessário as para execução do teste, o ambiente é preparado e os testes executados.
Avaliação do critério de saída e relatório – atividade onde a execução do teste é avaliada mediante os objetivos definidos. Deve ser feito para cada nível de teste.
Atividade de encerramento de teste – atividade onde são coletados os dados de todas as atividades para consolidar a experiência, testware, fatos e números.
Capitulo 2
Modelo V
Usa quatro níveis de teste correspondente a quatro níveis de desenvolvimento:
1. Teste de componente (unidade);
2. Teste de Integração;
3. Testes de Sistemas;
4. Teste de Aceite;
Verificação
...