Texto e Textualidade Comunicação e Linguagem
Por: LORYRGE • 24/9/2020 • Trabalho acadêmico • 445 Palavras (2 Páginas) • 373 Visualizações
CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
LORRAYNE BORGES LOPES
TEXTO E TEXTUALIDADE
VITÓRIA
2020
LORRAYNE BORGES LOPES
TEXTO E TEXTUALIDADE
Portfolio descritivo apresentado ao Curso de Graduação Licenciatura em Matemática do Centro Universitário Claretiano, a ser utilizado como diretriz para obtenção de aprovação no trabalho de conclusão do 1° semestre da disciplina de Comunicação e Linguagem.
Orientadora: Prof. Amanda Cristina Martins Raiz.
Tutora: Prof. Vera Lucia de Faveri Fernandes e Silva.
VITÓRIA
2020
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
- DESENVOLVIMENTO 5
- CONCLUSÃO 6
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7
- INTRODUÇÃO
O referido trabalho aqui apresentado trata-se do resumo da obra do autor Costa Val, titulado como: Texto e Textualidade, o objetivo desta atividade é de fazer uma breve explanação sobre os fatores linguísticos, necessários e usados no nosso meio de comunicação.
DESENVOLVIMENTO
O texto é caracterizado por unidade linguística de comunicação de forma escrita ou oral. É a ocorrência linguística cuja sua extensão se dá por uma unidade de comunicação social semiótica e formal.
O texto é um dialeto que influencia a comunicação através de sua interpretação social. É reconhecido pela sua função de produzir e receber elementos que constroem seu significado sendo a situacionalidade elemento significativo e limitante de estratégias cognitivas que permitam a construção intertextualidade entre os interlocutores. E sentido do texto constituído através da coesão e coerência que devem permanecer interligadas. Conceitualmente um texto será facilmente compreendido quando contemplado por três aspectos: o pragmático, o semântico-conceitual e o formal.
Textualidade é o nome dado ao compilado de elementos que juntos fazem o texto ser um texto e não um aglomerado de frases.
Os elementos que compõem o processo de sociocomunicação da textualidade são divididos em sete fatores pragmáticos: coerência, coesão, intencionalidade, informatividade, aceitabilidade, situacionalidade, intertextualidade
A coerência é o sentido do texto, portanto é fator fundamental para o estabelecimento da textualidade, dependendo do compartilhamento de ideias entre os interlocutores.
A coesão é a estrutura linguística do texto organizada de forma adequada a fim de garantir o entendimento do escritor para o leitor e é construída baseada em mecanismos gramaticais e lexicais.
Juntas, coesão e coerencia irão estabelecer a correlação semântica entre os elementos do texto.
CONCLUSÃO
Conclui-se que o trabalho apresentado possui valor significativo e relevante no aprendizado da disciplina de comunicação e linguagem, pois explana de forma didática as técnicas linguisticas presentes em nosso cotidiano, bem como a explicação a cerca dos fatores pragmáticos responsáveis pela textualidade.
...