Uma adaptação simbólica de Rebeckah Campos
Por: beckah • 25/4/2015 • Dissertação • 861 Palavras (4 Páginas) • 167 Visualizações
Dissertação: Clareza e objetividade
Uma adaptação simbólica de Rebeckah Campos.
Dissertar é expor um assunto esclarecendo as verdades que o envolvem, discutindo a problemática que nele reside. É defender princípios, tomando decisões. Analisar objetivamente um assunto através da seqüência lógica de idéias. Apresentando opiniões sobre um determinado assunto, podendo ser elas positivas e negativas, provando suas opiniões, sempre citando fatos, razões e justificativas.
Dissertação uma serie concatenada de idéias, opiniões ou juízos sempre serão tomados de posição, frente a um determinado assunto. De maneira a qual se possa convencer o leitor de alguma coisa, explicado o ponto de vista a respeito de um assunto, ou simplesmente interpretar uma idéia, sempre explanando a opinião defendida retratando o conhecimento e revelando nossa intimidade critica.
Através da dissertação pode se mediar em maior ou menor grau a cultura (vivencia, leitura, inteligência) de uma pessoa através da dissertação. A dissertação é o tipo de texto onde você pode se abrir não citando a si. Tudo o que for exposto, toda via, principalmente no campo político ou religioso, deve ser acompanhado de argumentações sopesas e provas fundamentais.
Você precisa de:
- Conhecimento do assunto (adquirido através da leitura, da observação de fatos, do dialogo) enfim atualize-se.
- Reflexão sobre o tema, procurando descobrir boas idéias e conclusões acertadas (antes de escrever é necessário pensar)
- Planejamento básico
- Introdução: Proposição do tema, da idéia principal, apresentada de modo que se ligue ao desenvolvimento.
- Desenvolvimento: Desenvolvimento da matéria, isto é discutir e avaliar as idéias em torno do assunto permitindo uma conclusão.
- Conclusão: Síntese de idéias discutidas no desenvolvimento. São os resultados finais, considerações finais.
- Fazer um esquema (registrar ideais fundamentais numa seqüência)
- Fazer um rascunho (acrescentar o que falta ou suprimir o que for supérfluo, desnecessário)
- Desenvolvimento de um plano com clareza e coesão, mantendo sempre, eu disse sempre, fidelidade ao tema.
Quanto ao uso de letras maiúsculas e minúsculas deve-se ressaltar que começo de frase letra maiúscula, não existe palavras que se iniciem com letra maiúscula ou que apareça as mesmas no interior dela a não ser que seja nome próprio, no mais é admissível algo do tipo.
Quanto à pontuação:
Muitas vezes, o ponto e vírgula marcam uma pausa tão evidente entre as frases que poderia até mesmo ser substituído por um conectivo. Vejam a frase a seguir:
Muitos se esforçam; poucos conseguem.
Reparem que a vírgula não seria suficiente para demarcar a pausa acima. Além disso, poderíamos encaixar um conectivo:
Muitos se esforçam e poucos conseguem.
Em situações como essa, saber trabalhar com o ponto e vírgula é, sim, um diferencial para seu texto.
Não se pode utilizar o ponto de exclamação em uma dissertação argumentativa. Esse sinal traz emotividade ao seu texto. Trata-se de uma marca de linguagem expressiva. Lembre de que o discurso na redação deve ser o mais objetivo possível.
Só se trabalha com o ponto interrogativo na redação ao optar por perguntas que realmente colaborem na argumentação, como as retóricas ou ainda os questionamentos que serão desfeitos ao longo do texto.
Lembre de que o objetivo de seu discurso em um texto dissertativo argumentativo não é gerar dúvidas e, sim, esclarecer, analisar e defender uma opinião.
As perguntas não devem ser feitas diretamente ao leitor e qualquer reflexão levantada deve ser respondida indiretamente ao longo do texto.
Normalmente, as aspas em redação são mais utilizadas em citações. Esse recurso textual é bastante valorizado pela banca de correção, pois mostra conhecimento de mundo por parte do candidato e capacidade de dialogar com outras áreas do conhecimento. Uma citação inteligente e coerente com a temática discutida enriquece seu texto. Fica a dica!
...