Verbos Para Trabalho Academico
Monografias: Verbos Para Trabalho Academico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: virginiagraziela • 28/2/2015 • 4.020 Palavras (17 Páginas) • 414 Visualizações
FACULDADE DE ILHÉUS
CURSO DE DIREITO
Virginia Graziela Costa Batista
A EFETIVIDADE DO DIREITO À SAÚDE: MEDIANTE INTERVENÇÃO DO PODER JUDICIÁRIO.
Ilhéus
2014
Virginia Graziela Costa Batista
A EFETIVIDADE DO DIREITO À SAÚDE: MEDIANTE INTERVENÇÃO DO PODER JUDICIÁRIO.
Projeto de pesquisa apresentado como requisito para aprovação na Monografia I no Curso de Direito da Faculdade de Ilhéus.
Orientador: Prof. Luiz Carlos Souza Vasconcelos
Ilhéus
2014
SUMÁRIO
1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO 4
2 TEMA 4
3 DELIMITAÇÃO DO TEMA 4
4 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA 4
5 HIPÓTESE 4
6 JUSTIFICATIVAS .........................................................................................5
7 OBJETIVOS..................................................................................................6
7.1 OBJETIVO GERAL 6
7.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 6
8 EMBASAMENTO TEÓRICO 6
9 METODOLOGIA .........................................................................................15
9.1 MÉTODO DE ABORDAGEM....................................................................15
9.2 TÉCNICAS DE PESQUISA......................................................................15
10 CRONOGRAMA..........................................................................................16
11 PROPOSTA PARA TCC II..........................................................................17
12 REFERENCIAS...........................................................................................18
1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Autor: Virginia Graziela Costa Batista
Orientador: Prof. Luiz Carlos Souza Vasconcelos
Área: Direito Constitucional
2 TEMA
A efetividade do direito à saúde: mediante intervenção do Poder Judiciário
3 DELIMITAÇÃO DO TEMA
A atuação do Poder Judiciário na efetivação ao mandamento constitucional do direito à saúde
4 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Se o direito à saúde é um dever do Estado, externado como um direito social e público, qual o porquê da violação dessa garantia tutelada constitucionalmente?
5 HIPÓTESE
Existem pessoas que não conhecem seus direitos e por esse motivo buscam garanti-los por meio da intervenção do Poder Judiciário. No caso do direito à saúde, a garantia depende da concepção e da execução das ações de serviço público, que incluam mecanismos alternativos para a solução do problema. Diante de tal fato, aprofundar o debate em torno desse assunto porque envolve mais do que o direito à saúde, pois envolve o respeito à vida, que consiste em um desdobramento do princípio da dignidade da pessoa humana. Além disso, o direito à saúde deve ser considerado com o direito subjetivo público, e também como o patrimônio jurídico de cada cidadão brasileiro. Uma solução possível seria a autorização da justiça para que entes particulares tomassem posse da função do Estado na concretização do direito à saúde, mediante a compensação fiscalizatória dos custos decorrentes.
6 JUSTIFICATIVA
A Constituição Federal de 1988 foi a primeira a se importar com a saúde das pessoas, tratando-a como direito social e fundamental, com isso, demonstrando uma fina sintonia entre o texto constitucional e as declarações internacionais de direitos humanos. A saúde é um dever do Estado e direito de todos, externado na definição ampla de Poder Público. A sua aplicação deve ter eficácia imediata, pois, o que está em ação é o direito à vida, a qual é superior a todos. Qual o papel do Estado na garantia ao direito à saúde? Iremos responder com fundamento na Constituição Federal de 1988 e nas demais leis infraconstitucionais.
Cabe destacar, que a maioria da população brasileira não tem condições de pagar uma prestação de saúde de qualidade, por isso, buscam nos hospitais públicos a efetivação do seu direito. Só resta para as pessoas, recorrerem ao Poder Público para conseguir os medicamentos, a título gratuito, e na maioria das vezes não alcançam êxito, em especial, os medicamentos de maior custo, tendo de se buscar assegurar esse direito pela via jurídica.
Desta forma, o direito fundamental à saúde, tornou-se matéria cada vez mais promovida no meio jurídico, por causa do grande número de ações no Judiciário, pleiteando a liberação de medicamentos, entre outras obrigações de prestação médica pelo Estado.
Observa-se, que ocorreram inúmeros acontecimentos evolvendo a sociedade moderna, principalmente, relacionando os princípios, que são de grande estima para a efetivação dos direitos, e estes são referenciados como as colunas do ordenamento jurídico pátrio.
Resta configurado, que direito à saúde não é só um dos direitos tutelados pela Carta Magna, inclusive por inúmeros documentos jurídicos
...