ÁREAS EM QUE O PSICÓLOGO ATUA CAMPO MOURÃO
Por: maaelly • 26/10/2017 • Trabalho acadêmico • 4.875 Palavras (20 Páginas) • 409 Visualizações
FACULDADE INTEGRADO DE CAMPO MOURÃO-[pic 1]
PARANÁ
[pic 2]
PSICOLOGIA
HALLANA FREITAG
ÁREAS EM QUE O PSICÓLOGO ATUA
CAMPO MOURÃO
2015
FACULDADE INTEGRADO DE CAMPO MOURÃO – PARANÁ
PSICOLOGIA
HALLANA FREITAG[pic 3]
ÁREAS EM QUE O PSICÓLOGO ATUA
TRABALHO INTEGRADOR
Trabalho Integrador apresentado ao Curso de Psicologia da Faculdade Integrado de Campo Mourão - PR como requisito parcial para avaliação no Projeto Integrador.
PROFESSORA: ALINE
Campo Mourão
2015
RESUMO
A psicologia, no geral, para Wilhelm Wundt, é uma ciência que estuda o homem. Mas dizer que é apenas o estudo do homem é algo muito amplo, e para especificar melhor esse estudo, criou-se uma grande variedade de objeto de estudo da psicologia, ou seja, alguns psicólogos dizem que a psicologia é o estudo do comportamento, para os psicanalistas, como Freud, é o estudo do inconsciente, outros dizem que é o estudo do consciente e ainda há os que dizem que a psicologia pode ser definida como o estudo da personalidade. Essa grande diversidade de objeto de estudo da psicologia se da pelo fato de os fenômenos psicológicos serem diversos, acabando por não poderem ser submetidos aos mesmos padrões de observação, descrição, controle e interpretação. A Psicologia, como ciência humana, segundo Wundt, concedeu um conhecimento mais abrangente sobre o homem em relação as suas emoções, sentimentos, comportamentos e suas formas de se desenvolver e aprender. O psicólogo com o tempo pôde descobrir as preocupações, vivências, tristezas e alegrias humanas. A partir disso surgiram então as áreas distintas de atuação dos psicólogos, cada qual especializada em determinada circunstância humana. São elas: área clínica, home-care, área escolar, área hospitalar, área institucional, área organizacional, área jurídica, área esportiva, área acadêmica e área de assessoria e consultoria. Mas essas diversas áreas em que a psicologia se expande não quer dizer que há uma psicologia individual escolar, outra individual hospitalar e etc., mas sim a existência de uma psicologia única, como corpo de conhecimento cientifico, como diz Carlos Augusto Serbena, que é aplicada a métodos individuais, que são os casos das diferentes áreas da profissão. Logo, pode-se analisar que a Psicologia possui um conhecimento relevante para compreender a realidade e por isso é adotada, pelos psicólogos ou até mesmo por outros profissionais, em vários locais de trabalho para gerar um bom funcionamento e melhoramento do cotidiano.
Palavras-chaves: ciência; estudo; área; conhecimento; psicologia.
Sumário
1. INTRODUÇÂO.........................................................................................................05 |
2. FUNDAMENTAÇAO TEORICA................................................................................06 |
2.1 A psicologia na saúde............................................................................08 2.2 Formações do psicólogo para a atuação em saúde.......................... 09 2.3 O psicólogo na saúde pública.................................................................11 2.4 Sistemas único de saúde (SUS).............................................................12 3. CONCLUSÃO...........................................................................................................14 |
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS.........................................................................15 |
Introdução
O presente artigo trata das áreas em que o psicólogo atua, focado, em sua maioria, na área da psicologia da saúde pública, expondo sua formação para a ocupação do cargo desde o surgimento da psicologia, envolvendo o processo histórico, falando um pouco sobre o sistema único de saúde (SUS) e abordando as intervenções junto à família, o paciente e equipe profissional da saúde.
A atuação do psicólogo no contexto saúde pública não se refere apenas à atenção direta ao paciente, mas refere-se também a atenção que é dispensada à família e a equipe de saúde, dentro de sua atuação profissional, promovendo mudanças, atividades curativas e de prevenção, diminuindo o sofrimento que a hospitalização e a doença causam ao sujeito, e proporcionando a melhora do paciente.
Os diagnósticos de cada caso são feitos a partir da representação que o paciente tem da doença e em particular da sua doença, e que envolve os aspectos de sua formação cultural, social e individual. O artigo procura mostrar, que o psicólogo da saúde, deve-se estar alerta, principalmente, para a maneira como o paciente reage frente ao diagnóstico de sua doença, como a sua vida psíquica e sua vida social interfere na dinâmica subjetiva, e também como se estabelecem as relações psicológicas entre o paciente, a família e a equipe de saúde. (Tathiane Paulin, Cristina Amélia Luzio)
Aborda também como surgiu a necessidade da psicologia, que desde os primórdios da humanidade o homem tinha o desejo de se conhecer internamente.
Mostra, ainda, as dificuldades encontradas pelos psicólogos na saúde pública, como o trabalho com famílias e grupos. Verifica-se a necessidade de uma urgente mudança nos currículos dos cursos de Psicologia, para melhor capacitação desses profissionais.
Além disso, constitui uma reflexão sobre a inserção e formação do psicólogo na saúde pública brasileira, a partir de referenciais da área da Psicologia da Saúde.
...