A Análise Auto Reflexiva
Por: Larissa Alves • 30/5/2020 • Ensaio • 768 Palavras (4 Páginas) • 327 Visualizações
Análise Auto Reflexiva
“ Das dores e delícias em ser Estagiária de Psicologia”
Foi um dos momentos mais esperados, onde, enfim, iria diminuir a distância entre o campo de atuação como psicóloga e a sala de aula. Porém, como estagiária, houve momentos de dificuldades na realização plena do trabalho, o que me levou a ideia de sentir as “dores e as delícias” na jornada do estágio.
O estágio cumpriu seu papel de ser mais do que uma aplicação da teoria, mas foi uma oportunidade imensa de que eu me forme uma profissional com um olhar crítico e reflexivo. Por isso, foi fundamental a minha participação ativa como estagiária e a necessidade de observar as condições onde se desenvolve essa formação.
No estágio é essencial o olhar constante do supervisor, onde nos faz enxergar, e no meu caso causa uma certa “dor”, que falta conhecimento com relação à prática profissional, que há dificuldades para resolução de problemas, o que gera uma preocupação com a formação profissional.
Porém, ao longo do estágio, com a aprendizagem, houve uma ligação entre a linguagem e o pensamento, onde se abriu as oportunidades para formação de conceitos.
A supervisão foi um espaço potencial que proporcionou uma sólida discussão teórica, favorecendo a articulação com a prática e a aproximação com as condições de estágio. E, exatamente devido a esse espaço, que nós, como estagiários pudemos desenvolver a consciência e processos de reflexão sobre uma boa intervenção. O que me causou uma sensação deliciosa de amadurecimento profissional e pessoal.
O estágio foi o meu momento de encontrar a prática. Absolutamente essencial no processo de formação profissional. Momento de sair do cômodo, e buscar uma visão mais macro e crítica da profissão. Aprender que é necessário construir o seu espaço e imagem.
Carga Horária:
Em campo: 34hs
Em Supervisão: 18hs
Outros: 15hs
Total: 67hs
Pontualidade:
Busquei cumprir meus horários com muito compromisso.
Assiduidade:
Fui frequente, contínua e constante com meus horários e compromissos
Envolvimento:
Esse estágio foi mais que apenas uma matéria curricular, foi o meu ponto de referência para saber quais habilidades eu adquiri com o curso e quais ainda preciso buscar, por isso o meu envolvimento e entrega foram total.
Participação na dinâmica da supervisão:
Sempre com grande interesse pela orientação em relação as atitudes tomadas e a serem tomadas no campo de estágio. Participei também como ouvinte da experiência do grupo e aprendi com os passos de cada um.
Pontualidade na entrega dos relatórios:
Prazos 100% cumpridos, até porque foi um prazer relatar as experiências passadas nesse estágio.
Relação da prática com a teoria:
Entender de vez a importância de utilizar a teoria como principal instrumento de trabalho, viver o direcionamento que a teoria proporciona, sabendo lidar com objeções e situações no campo de estágio. O quanto a teoria se torna também, um escudo para os profissionais da Psicologia. E busquei sempre teoria para permear minha prática dando à ela o embasamento teórico necessário.
...