A Cultura e Contemporaneidade EAD AV2
Por: MONAMANU • 22/9/2019 • Abstract • 391 Palavras (2 Páginas) • 228 Visualizações
Dentre os inúmeros povos existentes no país, posso caracterizar o povo indígena, mais especificadamente os de tribo Guarani. Há cerca de 500 anos atrás, este povo, o Guarani, foi um dos primeiros a serem contatados após a chegada dos europeus na América do Sul. Existindo cerca de 57.000 mil indivíduos, segundo pesquisa do IBGE, que se subdividem em Kaiowá, Ñandeva e M’byá, que forma o maior povo em termo de quantidade a viver no nosso País. Eles vivem em diversos estados do Brasil, como Santa Catarina, Pará, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Paraná e Rio de Janeiro. Além de também existirem em outros países afora. Estes são caracterizados por serem coletores e caçadores, se autodeterminam como uma extensão da terra onde eles pisam. Suas subdivisões se diferenciam quanto ao jeito como manifestam sua cultura, língua, forma de praticar a religião e entre outros.
Com o processo de mundialização, houve a permissão para que houvesse uma conexão entre comunidades, países, localidades diferentes. Essa relação entre as diferentes culturas, permitiu uma exportação não só de comunicação, mas também de cultura, modos, tecnologias e outros aspectos.
Sendo assim, pelos indígenas possuírem certo tipo de ingenuidade e ignorância acabam sendo impactados pela influência das culturas e modos dos indivíduos que vivem fora da reclusão das aldeias indígenas e participam de processos de consumo e capitalismo. Havendo assim uma transculturação entre esses indígenas que acabam se locomovendo para fora das aldeias e participando desse mundo anteriormente desconhecido.
Esse processo de transculturação do indígena, que passa a viver numa cidade grande, acaba influenciando na perda dos costumes próprios e antigos dessas tribos, fazendo com que os indígenas mudem suas formas de vestimenta, tradições, formas de se relacionar e interagir com os outros indivíduos e com o mundo.
Eles tiveram que participar desse processo, pois, com a invasão de seus territórios, com a escassez de terras que fossem produtivas, a falta de trabalho e/ou a busca por melhores oportunidades para estudo ou atendimento à saúde. eles acabam tendo que se adaptar ao novo meio no qual acabam sendo inseridos e transformados.
A forma como se vestem, suas religiões, formas de interagir com o outro acaba mudando e perdendo o significado que possuíam anteriormente, pois agora vivem em um outro local no qual eles precisam se adaptar e dar significado as suas formas de viver.
Referências
https://www.todamateria.com.br/indios-guarani/
https://spcity.com.br/os-indios-paulistanos-guarani-estao-a-70km-da-praca-da-se/
http://www.cidadedesaopaulo.com/ecoturismo/aldeias/
http://www4.pucsp.br/museudacultura/downloads/artigo_1.pdf
...