A Emoção e Movitação
Por: jecavalari • 1/3/2017 • Trabalho acadêmico • 1.261 Palavras (6 Páginas) • 194 Visualizações
INTRODUÇÃO
A palavra emoção pode ter vários significados. Na maioria das vezes, emoções refere-se aos sentimentos positivos e negativos de uma pessoa, expostos ou não, eles são produzidos por uma determinada situação em que se encontra. Fisiologicamente, são respostas em que o corpo tende a procurar uma adaptação em diversos casos para um melhor desempenho.
Quando fala-se em emoções, além de todo o processo do sentimento interno, há em conjunto, movimentos musculares da face humana. E estudos indicam que as pessoas tem uma capacidade muito eficiente na percepção de expressões, que pode ser chamado de comunicação não verbal. É um aspecto importante no dia a dia na vida das pessoas, para uma entrevista de emprego, terapia, e outros. Para avaliar adequadamente a importância das emoções, apenas tente imaginar a vida sem elas. Não há dúvida de que a expressão das emoções representa uma grande parte do que significa ser humano.
Motivação em partes está ligada as emoções, e o que fazer com essas emoções. Nela há uma necessidade ou desejo, que modifica o comportamento humano em direção ao objetivo. Considerando, que o comportamento humano é dirigido pelas suas necessidades fisiológicas e anseios psicológicos. Ou seja, a motivação também pode ser incentivada, relacionado a cultura ou aprendizagem. Pode-se dizer que existem incentivos internos (fisiológicos) e incentivos externos.
DESENVOLVIMENTO
1. Emoção
Em emoções, as reações neurais instigadas por estímulos psicofisiológicos são denominadas de emoção. A unidade responsável é camada de sistema límbico formada pelos neurônios e pelo lobo límbico. Existem emoções –choque e emoções– sentimentos, e durante a emoção o comportamento pode ser imediato, secundário ou permanente.
As situações importantes da vida são formas de desencadear as emoções. A emoção também pode ser compreendida, da mesma maneira que a motivação, como um estímulo que induz o indivíduo a uma ação.
As emoções podem ser consideradas um tipo de motivo e funcionam como um sistema de leitura que indica como está a adaptação de uma pessoa ao meio.
As emoções podem ser avaliadas por aspectos biológicos, psicoevolutivos, cognitivos, desenvolvimentais, psicanalíticos, sociais, sociológicos, culturais e antropológicos através de um evento situacional específico que geram processos biológicos e cognitivos que acabam em sentimentos, sensos de propósitos, ativação corporal, sociais e expressivas.
Portanto existem emoções de perspectiva biológica e cognitiva.
Na perspectiva biológica as emoções se iniciam de forma rápida, tem curta duração, e podem aparecer de forma automática e involuntária. Podem traduzir descobertas importantes como:
• Certos estados emocionais que são complicados para a verbalização (origem não cognitiva);
• Determinadas experiências emocionais podem ser instigadas por estímulos elétricos cerebrais ou na musculatura facial (processos não cognitivos)
• Bebês e animais podem apresentar estados emocionais.
As emoções básicas ou primárias variam de no mínimo duas até no máximo dez. São universais e são produtos da biologia e da evolução da espécie.
Na perspectiva cognitiva os estímulos avaliados como não relevantes não geram reações emocionais. O processo emocional se inicia com a avaliação cognitiva (significação) e não com um evento como na reação biológica.
A emoção básica, de uma forma geral tem como características:
A reação global, ligadas a padrões de respostas distintos e imprevisíveis.
As emoções ocorrem após uma avaliação prévia, não é um evento por si só que causa a emoção. Devem ser adquiridas na evolução da espécie. Não pode ser dividida em outras reações globais, mas pode ser combinada, ou diferir com relação a intensidade. Deve construir uma experiência subjetiva, qualitativamente diferente das demais.
As emoções podem ser crescentes, na seguinte escala:
Ternura – carinho – afeição – AMOR – encantamento - adoração - paixão.
Vivacidade – contentamento – empolgação – ALEGRIA – deleite – felicidade – êxtase.
Atração/interesse – CURIOSIDADE – admiração – espanto – fascínio.
Animosidade – exasperação – irritação – RAIVA - ira – fúria – ódio.
Dissabor – desgosto – lamento – TRISTEZA – amargura - melancolia – luto.
Apreensão – receio - temor – MEDO- horror – terror – pavor.
Isso significa que as emoções se diferenciam pela intensidade e sua unir pode levar a formação de complexos emocionais.
Inteligência emocional se relaciona a habilidades tais como a automotivação e a persistência perante frustrações; controle de impulsos, canalização de emoções para eventos específicos; motivação de pessoas, auxiliando na liberação de seus melhores talentos e competências, e conseguir seu engajamento a objetivos de interesses comuns.
2. Motivação
Um dos sentimentos mais perseguidos pelos seres humanos é o da motivação. Afinal de contas uma vida sem motivação é uma vida vazia e sem sentido.
...