A GAMIFICAÇÃO
Por: 38796022 • 9/11/2018 • Trabalho acadêmico • 531 Palavras (3 Páginas) • 203 Visualizações
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GAMIFICAÇÃO
SARA ARTIOLI DE MORAES RA-233951313023
Prof. CLAUDINÉIA FERNANDES
DINÂMICA DE GRUPO
BAURU
2018
- O QUE É GAMIFICAÇÃO?
O termo Gamificação vem do termo inglês gamification, se trata de utilizar técnicas, estratégias e o design de games em demais contextos além das associadas a jogos. Visando inteirar o jogo na realidade a fim de impactar pontos como engajamento, produtividade, foco, determinação dentre outros, com o intuito de atingir metas e objetivos em amplos contextos.
De acordo Orlandi et al. (2018) possibilitando alternativas diversas, a Gamificação permite agregar de diversos modos os alunos e seus interesses, despertando sua curiosidade, participação, engajamento, auxiliando assim no aprendizado.
- QUAIS OS BENEFÍCIOS DA GAMIFICAÇÃO NA APRENDIZAGEM?
Segundo Orlandi et al. (2018) nos ambientes de aprendizagem existe os presenciais e os virtuais, a utilização da aplicação do conceito de multimodalidade favorece a imersão do indivíduo. As possibilidades de interação são inúmeras. Os alunos podem ser incentivados a criar jogos ou atividades gamificadas que permitam o aprendizado do conteúdo por eles e por aqueles que jogam. Podendo ser chamados á incrementar um repositório de dados e informações relativas às disciplinas cursadas. Podendo também chamar os alunos a elaborar artigos e dissertações sobre certos assuntos sendo possível publicar o resultado de seu trabalho. A Gamificação vem como uma abordagem multimodal, contribuindo assim com a distancia que existe entre a educação e o mundo contemporâneo digital, tão influente na sociedade, levando a necessidade de repensar e reestruturar o ensino, rever paradigmas sempre visando os objetivos da educação.
- COMO APLICAR A GAMIFICAÇÃO NA EMPRESA?
Para a implementação da Gamificação é necessário realizar um planejamento e identificar os objetivos desejados a serem alcançados, é também importante planejar formas de monitorar e avaliar os resultados. O planejamento por ser realizado, por exemplo, em cinco passos, sendo eles a Identificação do problema, definir o objetivo, entender a persona, definindo as estratégias, e mensuração. A identificação do problema é onde se define a forma que a gamificação será aplicada e a importância da sua utilidade. Para identificar o problema podem-se realizar entrevistas com os colaboradores investigando o relacionamento entre os colegas, a cultura da empresa e a produtividade. Na definição do objetivo se define aonde se quer chegar, podendo ser diversos objetivos, como motivar os colaboradores, aumentar as vendas, promover engajamento entre pessoas. Na fase de entender a persona é importante entender o seu público, identificar as peculiaridades de cada participante e todas as características em comum que eles possuem. Na definição das estratégias é decidida a ação que será utilizada, realizando pesquisas para definir a maneira que a gamificação que mais se adequam a persona e objetivos anteriormente decididos. Na ultima etapa, a mensuração, realiza-se através de teste, pesquisas e observação dos aspectos após a aplicação da gamificação. Verificando se alcançou resultados positivos para com os participantes CLOSS (2016).
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