A HISTÓRIA DA PSICOLOGIA MODERNA PERGUNTAS E RESPOSTAS
Por: mari.moreno14 • 10/6/2021 • Trabalho acadêmico • 811 Palavras (4 Páginas) • 875 Visualizações
1. De que maneiras o estruturalismo, o funcionalismo e a psicologia da Gestalt contribuíram para a psicologia como conhecemos hoje, embora eles já não existam como escolas de pensamento?
Estruturalismo - realização revolucionária como a primeira escola de pensamento da nova ciência e a fonte vital de oposição para os sistemas seguintes.
Funcionalismo - a psicologia norte‐americana atual é vista mais como uma profissão científica e suas descobertas são aplicadas praticamente em todos os aspectos da vida, a atitude funcional e utilitária, de fato, mudou a natureza da psicologia.
Gestalt - A oposição ao elementarismo, o apoio à abordagem da “totalidade” e o interesse na consciência influenciaram os psicólogos da psicologia clínica, da aprendizagem, da percepção, da psicologia social e do pensamento. Embora não tenha transformado a psicologia da maneira como esperavam seus fundadores, ela exerceu considerável impacto e deve ser considerada um sucesso.
2. Quais influências anteriores nos campos da psicologia e da medicina levaram ao desenvolvimento da psicologia cognitiva? Descreva essas influências.
Quando Wundt instituiu a psicologia como disciplina científica independente, o trabalho dele concentrou‐‐se na consciência. Ele pode ser considerado o precursor da psicologia cognitiva contemporânea pela ênfase do seu trabalho na atividade criativa da mente.
O behaviorismo intencional de E. C. Tolman foi outro precursor do movimento cognitivo. Sua forma de behaviorismo reconhecia a importância das variáveis cognitivas e contribuiu para o declínio da visão de estímulo‐resposta.
A psicologia da Gestalt também influenciou a psicologia cognitiva por causa do enfoque “na organização, na estrutura, nas relações, no papel ativo do objeto e na participação importante da percepção na aprendizagem e na memória”. A escola de pensamento da Gestalt ajudou a manter vivo ao menos um pouco do interesse na consciência durante os anos em que o behaviorismo dominava a psicologia norte‐americana.
Outro precursor da psicologia cognitiva foi o psicólogo suíço Jean Piaget. Seu trabalho, focado na criança, ajudou a ampliar o campo de aplicação da psicologia cognitiva.
3. Quais são os primeiros indícios do surgimento da revolução cognitiva na psicologia?
A mudança, agora percebida como drástica, ocorreu de forma gradual e silenciosa, sem alard
es. A fundação da psicologia cognitiva não ocorreu da noite para o dia nem deve ser atribuída ao carisma de uma pessoa que – como Watson – transformou a área praticamente sozinha. Assim como a psicologia funcional, o movimento cognitivo não apresenta um fundador único, talvez porque nenhum dos psicólogos atuantes na área ambicionasse a liderança do novo movimento. O interesse dele era pragmático, apenas dar continuidade ao trabalho de redefinição da psicologia.
Em retrospecto, a história identifica dois pesquisadores que não foram fundadores, no sentido formal da palavra, mas contribuíram com o trabalho inovador e influente na forma de um centro de pesquisa e de livros considerados marcos no desenvolvimento da psicologia cognitiva. São eles George Miller e Ulric Neisser. Suas histórias indicam alguns fatores pessoais envolvidos na formação de novas escolas de pensamento.
4. Quais fatores pessoais
...