TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia da homossexualidade no Brasil

Por:   •  13/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 2

A História da homossexualidade no Brasil.

A homossexualidade é existente desde a antiguidade, por todo mundo, incluindo o Brasil. Mas com a chegada dos portugueses em 1500, houve uma acareação entre a cultura indígena (local) e dos imigrantes europeus, que apresentavam além de seus costumes, melhores condições com relação a expectativa de vida, isto é, o povo português estava provido de armas de fogo, navios de transporte, acesso ao conhecimento medicinal e diversas outras vantagens em relação ao povo local.

Os grandessíssimos interesses lusitanos estavam nas riquezas ambientais, pois mensurava- se na época a abundância de ouro e prata no país, que já era de grande valia para o povo europeu, sendo assim ornou-se viável a colonização do território que ocorreu apenas em 1930. Logo com a necessidade de mão de obra para a realização da exploração e utilização das riquezas a fins comerciais, os portugueses forçaram os índios a trabalhar de maneira escravizada, sendo que esta condição de vida, já era vivenciada pelos negros na Europa.

Por certo, a constatação gradativa das riquezas ambientais presentes em território brasileiro, aliada à promessa de muito ouro e prata, determinou a nossa colonização justamente quando as viagens de exploração marítima foram substituídas por expedições terrestres, com objetivo de invadir e dominar os espaços considerados privilegiados de recursos naturais. Nesse sentido, nossos rios serviam de caminho para as expedições, que por sua vez, contribuíram para a escravização dos índios, bem como para a fundação de vilas e cidades (Sousa, 2008, pág. 2).

Porem com a exploração, passou a existir as fazendas produtoras de cana- de – açúcar, que necessitou ainda mais de novos escravos, desta forma, os portugueses trouxeram para país, navios repletos de negros para assumir a condição exercida pelos indígenas, mas não para substituir, e sim acrescentar nas atividades laborais.

A partir deste cenário, é notório que o território brasileiro, passou a ser provido de três culturas diferentes, sendo elas: a local, europeia e a africana. Contudo a história documentada aponta que essa heterogeneidade não foi respeitada, por conta do pensamento idiossincrático dos imigrantes europeus, que posteriormente passou a ensinar aos negros e indígenas, seus valores morais e religiosos, com a finalidade de homogeneizar o pensamento destes indivíduos (Sousa, 2008).

Em um contexto nacional, os procedimentos de colonização portuguesa proporcionaram a formação de domínios coloniais que, ao serem presididos pela lógica mercantilista e também religiosa, acabou determinando a subordinação sociocultural, econômica e política dessas “novas terras”, dentre outras adversidades que foram e continuam sendo mantidas até os dias atuais (Sousa, 2008, pág. 2).

Tendo em vista que a religião na época era algo de suma importância, -  se tratando de valores morais- os portugueses trouxeram seus líderes, a fim de educar religiosamente os “animais”, que por vez não eram “disciplinados”. Desta forma os padres ficaram encarregados deste trabalho  

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (35 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com