A Influencia da Sociedade na Formação do Indivíduo
Por: Teumiiro Afrikanito • 16/7/2017 • Monografia • 13.069 Palavras (53 Páginas) • 398 Visualizações
METODOLOGIAS
Diante deste aspecto, vamos tratar de todos os caminhos que tivemos de seguir para atingir o nosso alvo, desde o campo de estudo, o modelo de pesquisa, a população e amostra, às técnicas instrumentos de pesquisa e os procedimentos e dificuldades na aplicação das técnicas até a obtenção dos resultados.
Campo de estudo (localização geográfica)
O nosso campo de estudo, foi a Escola Comparticipada Jardim do Éden a mesma está situada no centro da Cidade de Malanje. À Norte faz fronteira com Rua Hoje a Henda ao Sul pelo bairro da Maxinde ao Este pelo Comando Militar das Forças Armadas de Angolana e ao Oeste Pelo I.C.R.A.
Modelo de pesquisa
No item citado acima tivemos como moledo de pesquisa qualitativa que se ocupa de entender as relações sociais e não quantifica-las.
Para Minayo (2001), a pesquisa qualitativa trabalha com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenómenos que não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis.
Está pesquisa favorece não só o pesquisador mas, também o pesquisando criar em volta dela um universo de ideias, clarificadoras sobre as relações sociais, o que está na base da origem vários fenómenos, discutidos para se chegar a uma clarividência de tudo quanto ocorre na sociedade.[1]
População e amostra
A população é universo todo de indivíduos inseridos dentro do campo e a amostra são os elementos tirados do todo que formam o grupo a quem será feita a pesquisa.[2]
A amostra utilizada é probabilística, nesta não se tem conhecimento prévio de quais serão as pessoas que farão parte da pesquisa diferente da probabilística que se faz uma selecção minuciosa dos elementos que farão parte da pesquisa. A amostra é uma parcela convenientemente selecionada do universo (população); é um subconjunto do universo[3].
A população com a qual trabalhamos era constituída por 40 estudantes pertencentes a turma: C do curso de Análise Clinicas da Escola Comparticipada de Formação de Técnicos de Saúde Jardim Éden. A amostra foi composta por 20 estudantes por sua vez 10 do sexo masculino e 10 feminino da mesma turma.
Técnicas, instrumentos de pesquisa
Para conseguirmos a recolha de dados fizemos a aplicação de questionário que é uma das formas de recolha de dados muito usados por pesquisadores, oferece ou pesquisador uma valia para a recolha dos mesmos pois depende do pesquisador a selecção de questões.
Questionário é um instrumento de coleta de dados, constituído por uma série ordenada de perguntas, que devem ser respondidas por escrito e sem a presença do entrevistador. Em geral, o pesquisador envia o questionário ao informante, pelo correio ou por um portador; depois de preenchido, o pesquisado devolve-o do mesmo modo.[4]
Neste caso fizemos o uso do questionário fechado que oferece ao enquerido opções de resposta com base nos objectivos que o pesquisador quer alcançar e facilita no que toca a interpretação das respostas são curtas e objectivas.
Procedimentos e dificuldades na aplicação das técnicas
Como todo trabalho requer esforços tanto físicos, mentais e não só, este não foi a secessão desde o primeiro instante que nos propusemos a escolher o tema até a sua execução. Entretanto, os procedimentos e dificuldades que encontramos na aplicação das técnicas foram:
- Dificuldades desde a aderência dos livros a adaptação ao tipo de trabalho;
- Passar ao relento por variadas horas para aceder a um livro, uma biblioteca;
- A busca pelas bibliografias que tinham relação com o tema;
- Delimitar os livros com os quais íamos trabalhar;
- Não tínhamos o apoio emocional dos nossos parentes, além do apoio em dinheiro para a alimentação e o táxi;
- A escolha de um lugar como nosso campo de estudo;
- O estágio também foi como uma pedra nos nossos sapatos;
- Não tivemos dificuldades em relação a repção do Director e professores da escola em que trabalhamos para recolha de dados;
- Na entrega e recepção dos questionários não tivemos conflitos com os inqueridos;
Contudo podemos dizer que só consegue quem aguenta, assim então, aguentamos e conseguimos concluir o trabalho.
DEDICATÓRIA
Dedicamos este trabalho de corpo e alma aos nossos pais, amigos, colegas e a todos que passam por variadas necessidades de escuta, de atenção de carinho, de amor de fraternidade e em especial aos nossos irmãos e de maneira carinhosa dedicamos este labor a você que lê.
AGRADECIMENTO
Agradecemos a Deus em primeiro lugar por nos ter dado a força e vontade para continuar por nos ter levantado todos os dias para tratar do mesmo. Agradecemos também o nosso orientador com muito respeito Pe. António Adão esteve sempre disponível a ler e reler o trabalho, a nos dizer aonde melhorar. À Domingos Quiluanje porque estava sempre disposto a nos dar um ponto de vista sobre todos os pontos do trabalho.
INTRODUÇÃO
A sociedade actual tem sido influeciada a agir de um modo erroneo, perdemos os nossos padrões sociais e culturais. Estamos numa sociedade onde todo mundo almeja muita coisa porém, poucas pessoas estão dispostas a dar seu maximo para as alcansar, numa sociedade que firma os seus sonhos imediatismo, uma sociedade anciosa onde o prazer e ao valorização da matéria tomaram conta do Ser.
Estamos num tempo onde as coisas são amadas e o Ser usado. Diriamos que os nossos pais não nos prepararam afim de enfretarmos as lutas e as mudanças sociais actuais. Ora de certa forma, os nossos pais também tem sido vítmas desta mudanças.
Entretanto no ambito do nosso estudo teremos que nos debruçar, sobre um problema com base no fenomeno social: A Influencia da Sociedade na Formação do Indivíduo. Esta temática tem como alicerce um fenomeno social que é constituido pela: A Família, Escola, Igrejas e a própia sociedade. Considerando a família o pilar da sociedade as nossoas discussões estarão se baseando em torno dela, uma vez que a família seja em si um fenomeno natural inerente á sociedade humano. Apraz-nos dizer que a socialização da pessoa humana inicia-se na família.
...