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A Percepção e Emoção

Por:   •  18/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.541 Palavras (11 Páginas)  •  121 Visualizações

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Curso de Psicologia

MATEUS HENRIQUE GRACIANO BERNARDO

 RA: C286GI-1

PERCEPÇÃO E EMOÇÃO

Campus Assis – São Paulo

2014


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Curso de Psicologia

MATEUS HENRIQUE GRACIANO BERNARDO

 RA: C286GI-1

PERCEPÇÃO E EMOÇÃO

Trabalho apresentado para a disciplina de Atividades

Práticas        Supervisionadas,  sob  a  orientação  da

Professora Marisa Silva.

Campus Assis – São Paulo

2014


SUMÁRIO

 1.   INTRODUÇÃO         4

 2. OBJETIVO         7

 3. METODOLOGIA         7

 3.1 Local         7

 3.2 População         8

 3.3 Instrumento         8

 3.4 Procedimento         8

 4. RESULTADO         8

 5. DISCUSSÃO DE DADOS         9

 6. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA         12

 7. ANEXOS         13


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1. INTRODUÇÃO

Percepção é a função de selecionar, organizar e interpretar as sensações, ou como, adquire-se conhecimento sobre um fenômeno ou objeto, a fim de compreender o que acontece ao redor. A percepção do mundo é diferente para cada pessoa, visto que o modo de enxergar um objeto ou uma situação varia de acordo com suas experiências, vivências e cultura, assim como, deve-se considerar os aspectos pessoais que possuem maior importância para o indivíduo, portanto, à medida que obtém-se novas informações, a percepção pode variar.

Davidofff (2001) afirma que as diversas percepções são influenciadas de acordo com as variações dos motivos, emoções, objetivos, interesses e expectativas. Os estados psicológicos também influenciam percepções relativamente simples. Um grande número de observações de atividades perceptivas demonstra que as percepções estão altamente relacionadas com a psicologia individual, pois os aspectos julgados mais interessantes são reconhecidos mais facilmente, já aquilo que desagrada tende a ser ignorado.

Segundo Meyers (2006) para construir o mundo exterior no próprio interior necessita-se detectar a energia física do meio ambiente e depois codificá-la como sinais neurais, este processo denomina-se sensação. É necessário também selecionar, organizar e interpretar as sensações, e este processo denomina-se percepção. Ao sentir e perceber o som, sabores ou o cheiro, as sensações são transformadas em percepções, criando um significado pessoal.

Afirma Meyers (2006) que as experiências, suposições e expectativas podem oferecer um conjunto perceptivo, ou uma predisposição mental que influencia a percepção, por exemplo, as pessoas percebem um adulto e uma criança que são mais parecidos e dizem ser pai e filho. Após ser formada uma ideia errônea sobre a realidade é mais difícil notar a realidade. Existem outros exemplos: como a publicação de um jornal britânico, em 1972, que divulgou uma foto sendo o monstro do lago Ness da Escócia, essa informação criou nos leitores o mesmo conjunto perceptivo que fizeram com que eles vissem o monstro, mas quando a foto é vista de um conjunto perceptivo diferente apenas se observa um tronco de uma árvore retorcido.


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O conjunto perceptivo pode influenciar tanto a visão quanto a audição. Pelas experiências constitui-se conceitos, ou esquemas, que organizam e interpretam informações que não se conhece. Os esquemas preexistentes influenciam o modo como são interpretadas as sensações ambíguas.

Às vezes, ao perceber o todo pode-se enxergar qualidades que não existem em nenhuma das partes. Esse discernimento tornou-se a máxima básica da psicologia gestáltica (WAYNE, 2006). Psicólogos gestálticos formularam uma serie de princípios que descrevem como o sistema visual organiza uma cena em formas discretas.

Figura e Fundo: os seguintes princípios gestálticos estão relacionados com a forma como estes elementos estão agrupados em figuras de ordem mais alta.

Proximidade: as coisas que estão próximas parecem fazer parte uma das outras. Fechamento: as pessoas tendem a agrupar elementos para criar uma sensação de

fechamento ou totalidade.

Semelhança: as pessoas também tendem a agrupar estímulos que são semelhantes. Simplicidade: a ideia que as pessoas tendem a agrupar elementos que se combinam

para formar uma boa figura.

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