A Psicologia Geral
Por: priscilapereiras • 30/10/2015 • Resenha • 963 Palavras (4 Páginas) • 247 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE CIÊNCIAS DA VIDA
Psicologia Geral
PESQUISA
SETEMBRO 2012 |
Aluno: Leonardo Gomes Silva
Trabalho de Psicologia Geral
- Resumo: “Vou chamar a polícia”
A introdução do livro: Vou chamar a polícia de Irvin D. Yalom com o título “O carrasco do amor: introdução, nos conta que em um exercício de grupo é proposto a várias pessoas que formem pares e formulem uma única pergunta, “o que você quer?”, repetidas vezes. Das muitas respostas ficou em evidência o “Eu quero! Eu quero!”. No livro é contada a historia de dez pacientes que buscaram a terapia, apresentando problemas comuns da vida cotidiana: solidão, autodepreciação, impotência, enxaquecas, compulsão sexual, obesidade, hipertensão, tristeza, uma obsessão amorosa devoradora, oscilações de humor, depressão. Segundo o autor o principal material da psicoterapia é sempre a dor existencial e que a angústia básica emerge dos esforços do individuo, para lidar com os fatos duros da vida, os “dados” da existência. Ele descobre dados relevantes para a psicoterapia e diz demonstrar em seus contos que é possível enfrentar as verdades da existência e aproveitar o seu poder para a mudança e o crescimento pessoal.É colocado como nós experimentamos maneiras de atenuar a angustia da morte, isto é, a porção inconsciente da mente que nos protege da angustia intolerável. Outro ponto é o pesadelo que é um sonho malsucedido, para lidar com a angústia. Em suas observações com pacientes cancerosos, observou dois métodos eficazes e comuns de diminuir o medo da morte; a crença na qualidade especial de cada um, e a crença em um supremo salvador. O autor cita a liberdade, outro dado da existência dizendo que nós somos livres para sermos qualquer coisa, exceto não livres e que cada um de nos é responsável pela estrutura da realidade externa, também que todo terapeuta sabe que o primeiro passo na terapia é a aceitação por parte do paciente da responsabilidade pela sua condição de vida. Cada paciente tem sua particularidade em como encarar ao limiar da mudança sendo outrora a aceitação, ou pela vontade. Algumas pessoas tem desejos bloqueados e até mesmo outros pacientes não conseguem decidir.
“Tudo desaparece: as alternativas excluem!”.
- Escola de pensamento psicológico Psicanálise
Psicanálise é um campo clínico e de investigação teórica da psique humana independente da psicologia, embora também inserido nesta, desenvolvido por Sigmund Freud, médico neurologista austríaco nascido em 1856 que se propõe à compreensão e análise do homem, compreendido enquanto sujeito do inconsciente e abrange três áreas:
1. um método de investigação da mente e seu funcionamento; 2. um sistema teórico sobre a vivência e o comportamento humano; 3. um método de tratamento psicoterapêutico.
Segundo Freud, o pai da psicanálise, nossa mente teria algumas “regiões” chamadas Inconsciente, Pré-Consciente e Consciente, onde estados de nossa personalidade (Id, Ego e Superego)
Autores importantes: Anna Freud, Carl Gustav Jung, Donald Winnicott, Ernest Jones, Erik Erikson, Françoise Dolto, Karl Abraham, Jean Laplanche, Jacques Lacan, Jacques-Allain Miller, Jen-Bertrand Pontalis, Melanie Klein, Sigmund Freud, Slavoj Žižek, Wilfred Bion, Wilhelm Reich.
...