A SENSAÇÃO E PERCEPÇÃO
Por: insabralde • 6/4/2015 • Trabalho acadêmico • 3.309 Palavras (14 Páginas) • 163 Visualizações
ANHANGUERA
CURSO DE PSICOLOGIA
DISCIPLINA
JONATHAN RA:
JORGE ROSA INSABRALDE RA: 9911157520
MARIA APARECIDA RA:
ENSAIO SOBRE CEGUEIRA: Sensação e Percepção
PROFESSORA: FABÍOLA
Dourados/MS.
2014
SINOPSE/RESUMO DO FILME
O filme Ensaio sobre a Cegueira se inicia com um motorista que enxergava muito bem, e que repentinamente fica incapaz de ver. Parado diante do semáforo, o motorista cego apenas escuta a impaciência e incompreensão de outros motoristas no semáforo de trânsito. Em meio a toda essa confusão, um homem se apresenta para ajudar o motorista cego, conduzindo seu carro até sua casa.
Impedido de se defender e muito angustiado por sua situação, o motorista “cego” acabou não percebendo que estava lidando com um ladrão de carros que viu no ocorrido uma maneira fácil de roubar um carro.
O homem cego espera a chegada da sua mulher em casa para irem a um oftalmologista que constata através de exames minuciosos, de que nada de errado havia com as estruturas biológicas responsáveis pela visão. Com o aumento de “cegos” o problema foi elevado à categoria de mistério, pois não se achou explicação para os casos. Porém havia uma diferença nesta cegueira. Enquanto a cegueira comum gera um estado de escuridão, esta cegueira criava um estado intenso de brancura, como se o vitimado estivesse nadando em um mar de leite, como tão bem definiu o motorista que deixou de enxergar no semáforo.
Não tardou para a “cegueira” do motorista ser considerada contagiosa, pois cada vez mais pessoas contraíam a estranha e inexplicável doença. A reação do governo foi rápida. Por desconhecimento da doença, que foi batizada de mal-branco, não havia outra solução se não intervir com a internação e isolamento dos doentes em um antigo manicômio.
Como não existia tratamento conhecido, o Governo decide agir, e as pessoas infectadas são colocadas em uma quarentena com recursos limitados. Eles simplesmente foram abandonados no manicômio sem cuidados. O objetivo do confinamento era justamente garantir a ordem.
Como uma epidemia, o número de cegos aumentava rapidamente. Para impedir que estes seres perigosos escapassem do manicômio, soldados armados foram postos diante do portão com a ordem expressa de atirar em qualquer um que se aproximasse do mesmo. O mundo daqueles que “enxergavam” deveria ser protegido a todo custo.
Todo o lugar se transformou em um grande caos com sujeira, fezes, urina, mortos, abandonados, restos de comida se espalhavam por todos os lados. Sentimentos desenvolvem-se sob diversas formas: lutas entre grupos pela pouca comida disponibilizada, compaixão pelos doentes e os mais necessitados, como idosos ou crianças, embaraço por atitudes que antes nunca seriam cometidas, atos de violência e abuso sexual, mortes,…
Havia uma pessoa que espontaneamente se deixou confinar junto com o marido, mas estranhamente não era contaminada, ela continuava enxergando. Sua presença serve de testemunha ocular dos acontecimentos, ela era a mulher do médico.
O papel da mulher do médico fica claro de se compreender. Ela como mediadora, não somente guia e facilita a vida dos cegos em seu mal-branco, mas que também guia a todos nós, que assistimos o filme.
Enfrentando todos os horrores que serão causados, presenciando visualmente todos os sentimentos que se desenrolam na obra: poder, obediência, ganância, carinho, desejo, vergonha; dominadores, dominados, subjugadores e subjugados. Foi ela também, com sua imunidade à cegueira, pois não somente era capaz de ver tudo, mas, principalmente, desejosa de assim fazê-lo, que nos mostrou uma das cenas mais enigmáticas do ensaio, as imagens vendadas dos santos.
Abalada com o que ela via, passa mal e ameaça desmaiar. Seu marido médico a conduz para o interior de uma Igreja para ela poder descansar e se recuperar e a aconselha abaixar a cabeça para o sangue irrigar o cérebro.
Perturbados, médico e mulher começam a especular a possibilidade de a cegueira ser causada propositalmente. Então começam a levantar suspeitos de quem fez e por que o fez.
As hipóteses se multiplicam, e o desespero que abala até a sua fé os levam a crer que talvez tivesse sido o próprio padre.
Ao conseguir finalmente sair do os cegos passaram a seguir os seus instintos animais, e sobreviviam como nômades, instalando-se em lojas ou casas desconhecidas.
Ensaio sobre a cegueira termina com todos gradativamente voltando a enxergar. Aqui vemos finalmente a alegria e felicidade de todos.
ENREDO
O autor não faz a distinção de personagens pelos seus nomes, mas sim pelas suas características e particularidades. Entre os personagens principais, temos o primeiro cego, a mulher do primeiro cego, o médico, a mulher do médico (que vê), a rapariga dos óculos escuros, o velho com a venda no olho e o rapazinho estrábico.
Vão aparecendo ao longo do livro outros personagens secundárias, como o cego da pistola, o cego que escreve em braile, o ladrão, os soldados, a velha do primeiro andar,o cão de lágrima,
RESUMO
(Principais pontos abordados nos capítulos de Sensação e Percepção do PLT)
SENSAÇÃO
Significados
Significado de Sensação
O que é Sensação:
Sensação é um substantivo feminino que significa sensibilidade, sentimento ou a ativação de uma determinada função sensorial.
A sensação indica uma experiência simples que é vivida e que é produzida graças a um estímulo (pode ocorrer dentro ou fora do corpo) que ocorre sobre um órgão sensorial. Uma sensação é sentida por uma pessoa quando o estímulo envia sinais para o cérebro através dos nervos.
As sensações variam de acordo com a sua intensidade e duração.
Esta palavra pode estar relacionado com a medicina, sendo que muitas vezes é usada para descrever um determinado sintoma. Ex:: sensação de falta de ar, sensação de tontura, sensação de cansaço, sensação de barriga inchada, etc.
Em sentido figurado, a palavra sensação pode indicar uma forte emoção. Ex: Não consigo descrever a sensação que passou no meu coração quando eu te vi pela primeira vez.
Além disso, uma sensação pode indicar uma coisa muito boa, que atingiu fama ou que causa interesse e surpresa em muitas pessoas. Ex: A música do cantor estadunidense foi a sensação do Verão.
...