A Sensação e Percepção
Por: larisamaciel • 25/10/2018 • Trabalho acadêmico • 1.144 Palavras (5 Páginas) • 192 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
MARQUÊS/ NOTURNO
ISABELLA DE SOUZA REIS - RA: N310HC-4 (TURMA)
ISABELLY DE SOUZA MONTE - RA: D688EJ-0 (TURMA)
JOHNE NUNES DOS SANTOS - RA: N23815-1 (TURMA)
KEROLAYNE CLEIDE DIAS – RA: N347EH-4 - PS1Q13
LARISSA MACIEL PERETO – RA: T7233A-6 - PS1Q13
LEONARDO NUNES SABOIA – RA: D8268D-0 - PS1Q13
MAYARA GOUVEIA NASCIMENTO - RA: N24099-7 (TURMA)
SOLANGE DOS SANTOS LIMA - RA: C74IGE-6 (TURMA)
TAINÁ DA CUNHA MOREIRA – RA: N373ED-2 - PS1Q13
SENSAÇÃO E PERCEPÇÃO
SÃO PAULO
2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 2
1.1 Levantamento bibliográfico 2
1.2 Problema 3
1.3 Objetivos 3
1.4 Hipóteses 3
1.5 Justificativa 3
2 MÉTODO 4
REFERÊNCIAS 5
1 INTRODUÇÃO
1.1 Levantamento bibliográfico
Myers (2015) diz que a sensação é fruto de um estímulo que é recebido e decodificado pelo sistema nervoso central onde detecta energia do ambiente e codificamos como sinais neurais. Chama-se percepção o processo de selecionar, organizar e interpretar sensações, onde é combinado em um processo contínuo, ou seja, a percepção é a interpretação da sensação. Desde Aristóteles, são reconhecidos cinco sentidos nomeados em: visão, audição, paladar, olfato e tato. O meio interno e o externo proporcionam uma grande variedade de sensações, que são percebidas através do sistema nervoso e dos órgãos dos sentidos.
Esses sentidos captam informações do meio para que elas sejam levadas até o sistema nervoso central, onde ocorrerá a produção de respostas. Cada órgão do sentido está adaptado a responder a um determinado estímulo, onde possui receptores sensoriais capazes de transformar esses estímulos em impulsos nervosos. (Myers, 2015)
Segundo Myers (2015), o processamento “de baixo para cima” (em inglês bottom–up) é afetado pela entrada de estímulo e o “de cima para baixo” (em inglês top-down) é influenciado pelas expectativas de conhecimento do indivíduo. Essa análise sensorial faz parte dos níveis de entrada das nossas sensações que constrói o mundo exterior no interior.
Na atenção é seletiva, a qualquer momento é possível focalizar a consciência em apenas um aspecto, ou seja, seleciona-se informações importantes, onde faz com que se ignore informações irrelevantes. As informações selecionadas vão parecer mais nítidas e intensas. Tudo aquilo que chama a atenção em determinado momento, que “prende”, seja um objeto ou seja uma necessidade que precisa ser satisfeita (fome, sede, amor, dinheiro, etc) é chamado de Figura em Gestalt (Figura-Fundo). Refere-se ao sistema visual para simplificar uma cena com um objeto principal que é olhado (a figura) e tudo o que forma o fundo, podendo ver ambos, mas a cada momento uma das duas imagens. (Myers, 2015)
*** CONCEITOS BIBLIOGRÁFICOS DOS SLIDES 7, 8 E 9
1.2 Problema
Quais seriam as supostas diferenças com relação ao tempo de respostas de um Ateu e de uma pessoa religiosa quando apresentada uma figura ambígua que possua possíveis diferenças em suas interpretações?
1.3 Objetivos
Comparar respostas de diferentes sujeitos sobre a observação da mesma figura. Treinar habilidades de instrução, observação e coleta de relatos, além de treinar a tabulação de dados, o levantamento de hipóteses e a síntese dos dados coletados e a redação de relatório.
1.4 Hipóteses
- Ateus poderão não visualizar a figura de Jesus, pois a mesma não contém nenhum significado a eles;
- Ateus podeão visualizar a figura de Jesus, levando mais tempo que religiosos para conseguir identificá-la, pois a reconhecem através de experiências socioculturais, mas não estabelecem um valor religioso.
1.5 Justificativa
A relevância da proposta deste trabalho se apoia na importância do treinamento da habilidade da obeservação e análise do comportamento, visto que são requisitos indispensáveis para a atividade profissional do psicólogo.
2 MÉTODO
Foram entrevistadas duas pessoas, do sexo masculino, com a faixa etária entre 20 e 40 anos. Um dos entrevistados era Ateu, enquanto o outro era Cristão.
O ambiente para a pesquisa era tranquilo e somente estava nele o entrevistado (foi entrevistado um por vez) e os dois entrevistadores. A pesquisa foi realizada pela manhã. Os materiais necessários para a análise foram caneta e papel, e os instrumentos foram a imagem ambígua e o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (T.C.L.E), que foi assinado pelos dois entrevistados antes do exercício da observação.
...