TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sensação e Percepção

Por:   •  25/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.144 Palavras (5 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE PAULISTA 

MARQUÊS/ NOTURNO 

 

 

 

ISABELLA DE SOUZA REIS - RA: N310HC-4 (TURMA)

ISABELLY DE SOUZA MONTE - RA: D688EJ-0 (TURMA)

JOHNE NUNES DOS SANTOS - RA: N23815-1 (TURMA)

KEROLAYNE CLEIDE DIAS – RA: N347EH-4 - PS1Q13

LARISSA MACIEL PERETO – RA: T7233A-6 - PS1Q13

LEONARDO NUNES SABOIA – RA: D8268D-0 - PS1Q13

MAYARA GOUVEIA NASCIMENTO - RA: N24099-7 (TURMA)

SOLANGE DOS SANTOS LIMA - RA: C74IGE-6 (TURMA)

TAINÁ DA CUNHA MOREIRA – RA: N373ED-2 - PS1Q13

 

  

 

 

SENSAÇÃO E PERCEPÇÃO 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SÃO PAULO 

2018 


SUMÁRIO 

 

 

1 INTRODUÇÃO         2

1.1 Levantamento bibliográfico         2

1.2 Problema         3

1.3 Objetivos         3

1.4 Hipóteses         3

1.5 Justificativa         3

2 MÉTODO         4

REFERÊNCIAS          5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


1 INTRODUÇÃO 

1.1 Levantamento bibliográfico 

Myers (2015) diz que a sensação é fruto de um estímulo que é recebido e decodificado pelo sistema nervoso central onde detecta energia do ambiente e codificamos como sinais neurais. Chama-se percepção o processo de selecionar, organizar e interpretar sensações, onde é combinado em um processo contínuo, ou seja, a percepção é a interpretação da sensação. Desde Aristóteles, são reconhecidos cinco sentidos nomeados em: visãoaudiçãopaladarolfato e tato. O meio interno e o externo proporcionam uma grande variedade de sensações, que são percebidas através do sistema nervoso e dos órgãos dos sentidos.

Esses sentidos captam informações do meio para que elas sejam levadas até o sistema nervoso central, onde ocorrerá a produção de respostas. Cada órgão do sentido está adaptado a responder a um determinado estímulo, onde possui receptores sensoriais capazes de transformar esses estímulos em impulsos nervosos.  (Myers, 2015)

Segundo Myers (2015), o processamento “de baixo para cima” (em inglês bottom–up) é afetado pela entrada de estímulo e o “de cima para baixo” (em inglês top-down) é influenciado pelas expectativas de conhecimento do indivíduo.  Essa análise sensorial faz parte dos níveis de entrada das nossas sensações que constrói o mundo exterior no interior.  

Na atenção é seletiva, a qualquer momento é possível focalizar a consciência em apenas um aspecto, ou seja, seleciona-se informações importantes, onde faz com que se ignore informações irrelevantes. As informações selecionadas vão parecer mais nítidas e intensas. Tudo aquilo que chama a atenção em determinado momento, que “prende”, seja um objeto ou seja uma necessidade que precisa ser satisfeita (fome, sede, amor, dinheiro, etc) é chamado de Figura em Gestalt (Figura-Fundo). Refere-se ao sistema visual para simplificar uma cena com um objeto principal que é olhado (a figura) e tudo o que forma o fundo, podendo ver ambos, mas a cada momento uma das duas imagens. (Myers, 2015)

*** CONCEITOS BIBLIOGRÁFICOS DOS SLIDES 7, 8 E 9

1.2 Problema 

Quais seriam as supostas diferenças com relação ao tempo de respostas de um Ateu e de uma pessoa religiosa quando apresentada uma figura ambígua que possua possíveis diferenças em suas interpretações? 

1.3 Objetivos 

Comparar respostas de diferentes sujeitos sobre a observação da mesma figura. Treinar habilidades de instrução, observação e coleta de relatos, além de treinar a tabulação de dados, o levantamento de hipóteses e a síntese dos dados coletados e a redação de relatório. 

 

1.4 Hipóteses 

  1. Ateus poderão não visualizar a figura de Jesus, pois a mesma não contém nenhum significado a eles;
  2. Ateus podeão visualizar a figura de Jesus, levando mais tempo que religiosos para conseguir identificá-la, pois a reconhecem através de experiências socioculturais, mas não estabelecem um valor religioso.

1.5 Justificativa 

A relevância da proposta deste trabalho se apoia na importância do treinamento da habilidade da obeservação e análise do comportamento, visto que são requisitos indispensáveis para a atividade profissional do psicólogo.

2 MÉTODO 

Foram entrevistadas duas pessoas, do sexo masculino, com a faixa etária entre 20 e 40 anos. Um dos entrevistados era Ateu, enquanto o outro era Cristão.

O ambiente para a pesquisa era tranquilo e somente estava nele o entrevistado (foi entrevistado um por vez) e os dois entrevistadores. A pesquisa foi realizada pela manhã. Os materiais necessários para a análise foram caneta e papel, e os instrumentos foram a imagem ambígua e o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (T.C.L.E), que foi assinado pelos dois entrevistados antes do exercício da observação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (206 Kb)   docx (497.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com