A Surdocego
Por: mila_2016-pisco • 14/6/2016 • Resenha • 622 Palavras (3 Páginas) • 535 Visualizações
A surdocegueira é uma deficiência única caracterizada pelo falta dos dois sentidos, a visão e audição simultaneamente e em graus de perda diferentes, não é somatória ela é uma deficiência única. Hoje no Brasil a caso de 250 pessoas com surdocegueira (Fonte: Grupo Brasil de apoio ao Surdocego e Múltiplos Deficientes Sensoriais).
Os estudos de deficiência e muito recente em 1991 as pessoas tratavam essa deficiência como multissensoriais,, não tinham um estudo real dessas doenças e nem compreensão com essas pessoas. 1991 na Itália se começa um estudo do casos e uma aceitação dessa deficiência, mas como em todos os lugares o preconceito é grande em incluir essas pessoas na sociedade e atendem a demanda que ela necessitam.
Teve a I Conferencia Mundial Helen Keller, em Nova York onde reuniram mais de 30 pessoas representantes e muitas pessoas responsáveis pela conferência os próprios surdocegos onde foi estabelecido o seguinte:
A criança surdocega não é surda que não pode ver e nem um cego que não pode ouvir. Não se trata de simples somatória de surdez e cegueira, nem é só um problema de comunicação e percepção, ainda que englobe todos esses fatores e alguns e alguns mais distais (Mclnnes & Treffy, 1982, p.1)
Pessoas com surdocego devem conhecem a si mesmo, conhecer suas próprias dificuldades com tudo que esta em sua volta ver real quais suas necessidades de “sobrevivência” e quem esta em sua volta também deve aprender com eles como ajudá-los a ter uma comunicação para ter uma convivência melhor e ter suas limitações em ambas às partes.
Para Vygotski, (1989ª, 1997) a educação para crianças traz dificuldades grandes, pois o método tem que ser diferenciado daqueles que tem apenas a surdez ou a cegueira quando o sistema nervoso e psíquico está íntegro podem ter desenvolvimento máximo. Para Vygotski no caso do cego sua linguagem e pelo tato e pode ouvir e isso o ajuda a identificar pela voz de outras pessoas já consegue identificá-las certas coisas que podem ajudar já as pessoas com surdez podem ver isso facilita e muito, consegue com os sinais da libra a se comunicar e não precisa tanto de outras pessoas por perto para ajudar, como os que têm as duas ao mesmo tempo em que a dificuldade de comunicação é alta, para ate mesmo se comunicar, para ela ter uma comunicação eles precisam tocar esse é a linguagem que é utilizada. Para Vygotski (1997), nos seres humanos os olhos e ouvidos não é apenas órgão físico é algo social e que demonstram que o homem é para o mundo e que o mundo é para o homem.
Entretanto a essência dessas pessoas é conhecer seu potencial. Onde através do tato e da linguagem datilológica e no Braille aprender a sobreviver com esses recursos de padronização para todos ter o mesmo ensino, e podem se comunicar em diversas maneiras e por diversos métodos veja abaixo algumas imagem e métodos utilizados:
• Alfabeto manual tátil ou dactilológico: É um alfabeto mas substitui a escrita e fica com o toque é por sinais feitos com o dedos da mão que eles se comunicam;
• Língua de Sinais: A mão da pessoa com a deficiência fica sobre a mão de outra pessoa quando está falando;
• Método
...