A história da Análise do Comportamento
Por: ALLISON CARLOS DE ÁVILA LOPES • 10/4/2022 • Monografia • 398 Palavras (2 Páginas) • 90 Visualizações
A história da análise do comportamento revela um movimento inicial da ciência
em direção à prática.
A princípio, ela esteve vinculada à pesquisa básica. Aos poucos, envolveu
a aplicação dos princípios comportamentais aos problemas cotidianos
Atualmente, a análise do comportamento representa
um campo do saber marcado por três referências:
(a) investigação básica de processos comportamentais,
(b) produções reflexivas ou metacientíficas e
(c) intervenções voltadas à solução de problemas
Humanos
Em que:
- INVESTIGAÇÃO BÁSICA DE PROCESSOS COMPORTAMENTAS, seria a identificação e a descrição das regularidades entre organismo e ambiente.
É onde identificamos e descrevemos por exemplo: Estímulos, respostas, intensidades dos estímulos e magnitudes das respostas.
Estímulo – A ideia de estimulo é qualquer alteração ou parte de um ambiente que produza uma mudança no organismo. (ex: comida na boca – salivar)
A Resposta – podemos entender como qualquer alteração no organismo produzida por uma mudança no ambiente, ou seja, o estímulo. (ex: saliva é produzida pela colocação de comida na boca)
O Reflexo – seria uma relação entre um estímulo específico e uma resposta específica. (ex: comida elicia [produz] saliva)
Intensidade do Estímulo – por obviedade entendemos que é a força de um determinado estímulo. (ex: podemos citar a quantidade de comida colocada na boca)
E a magnitude de uma resposta – é a força de uma determinada resposta (ex: A quantidade de saliva produzida)
- PRODUÇÕES REFLEXIVAS OU METACIENTÍFICAS, vão se referir a trabalhos de natureza teórica, como estudos históricos e conceituais.
Nesse caso, pode ser entendida informalmente como a ciência da ciência. A metaciência é responsável pelo estudo da ciência como tal e do que está além dela. Através de estudos como esse podemos, por exemplo, relacionar conhecimentos científicos produzidos ao longo da história.
- INTERVENÇÕES VOLTADAS À SOLUÇÃO DE PROBLEMAS HUMANOS, buscam atender às demandas sociais endereçadas à psicologia, com destaque para atuação profissional nas áreas de educação, saúde mental e trabalho.
Aqui nós podemos enxergar a aplicação do conhecimento produzido em favor das demandas apresentadas.
Então nós temos o conhecimento básico, temos o conhecimento reflexivo, metacientífico, e agora, podemos fazer esse conhecimento desempenhar uma atividade profissional, diligente, dinâmica cientificamente falando, em favor da educação, saúde mental e trabalho.
Tendo esses pontos em vista, temos aí uma divisão clara entre,
- PESQUISA BÁSICA
- PESQUISA EXPERIMENTAL
- E PRESTAÇÃO DE SERVIÇO
E essa divisão, é tida nesse artigo, como fundamenta para a evolução ou desenvolvimento individual de cada uma delas, bem como o progresso de todas elas quando cooperadas umas com as outras. Isso segundo (Moore & Cooper, 2003).
...