ABOP E ISOP
Por: Leilyssa Layane • 16/4/2016 • Resenha • 591 Palavras (3 Páginas) • 2.925 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ |
ABOP e ISOP |
Orientação Vocacional |
Leilyssa Layane da Costa Penha
Fortaleza – CE
2015
Leilyssa Layane da Costa Penha 201201345987
ABOP e ISOP
[pic 1]
Fortaleza – CE
2015
Associação Brasileira de Orientadores Profissionais (ABOP)
A Associação Brasileira de Orientadores Profissionais (ABOP) foi criada há 20 anos durante a realização do I Simpósio Brasileiro de Orientação Vocacional & Ocupacional que ocorreu na cidade de Porto Alegre/RS em 1993. É uma associação sem fins lucrativos, de direito civil privado e que fazem partes profissionais de formação universitária, cujo exercício profissional esteja ligado à orientação profissional no Brasil. A ABOP realiza encontros científicos bienais, apoia cursos, eventos e encontros relacionados com a orientação profissional, publica mensamente seu boletim e semestralmente sua revista com o objetivo de divulgar trabalhos e pesquisas votados para a temática da orientação.
A ABOP foi criada com o intuito de desenvolver e valorizar a Orientação Profissional no Brasil por meio da união de esforços e experiências dos profissionais que fazem parte da área. Atua com o propósito de oferecer qualidade em suas pesquisas e aos serviços prestados a população; estabelecer normas éticas e critérios de competências para os orientadores; e definir politicas públicas com o objetivo de oferecer acesso democrático à Orientação Profissional. A criação da ABOP foi de suma importância para a prática da Orientação Profissional no Brasil, pois, ela abriu caminho para o desenvolvimento de uma área, até então, pouco valorizada e reconhecida no país. Além de servir como meio de ampliação e divulgação de conhecimento sobre a prática no campo nacional e internacional.
Instituto de Seleção e Orientação Profissional (ISOP)
Reunindo técnicos e estudiosos da Psicologia Aplicada, o Instituto de Seleção e Orientação Profissional (ISOP) foi criado em 1947 na cidade do Rio de Janeiro junto a Fundação Getúlio Vargas. Na época de sua criação, a ISOP tinha como objetivos o atendimento ao público através dos processos de Seleção e Orientação Profissional; o desenvolvimento de métodos e técnicas da Psicologia Aplicada ao Trabalho e á Educação por meio da criação de instrumentos psicológicos brasileiros e pela adaptação e validação de instrumentos psicológicos estrangeiros; e a formação de especialistas. Nos seus primeiros anos desenvolveu um trabalho voltado para a implementação de técnicas de seleção e orientação profissional.
Mais tarde com o desenvolvimento dos cursos de Psicologia, a ISOP teve seus objetivos alterados, assim como seu nome, passando é a ser Instituto Superior de Pesquisa Psicológica; encerrou os serviços de atendimento ao publico; ampliou seu campo de interesse; e passou a realizar a formação de docentes e pesquisadores. A criação do ISOP foi de grande importância para o desenvolvimento dos modelos de Seleção e Orientação Profissional no Brasil, assim como para o desenvolvimento da Psicologia brasileira, principalmente da Psicométrica. Sendo também, responsável pela formação dos primeiros especialistas na área da Psicologia.
...