ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA
Por: Fabiola Martins • 26/4/2015 • Trabalho acadêmico • 783 Palavras (4 Páginas) • 254 Visualizações
ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA
Minha parte ( Fabíola) : Pag. 03
1ª etapa:
Ivar Lovaas em 1987, publicou na Califórnia, um estudo onde aplicou o uso de princípios comportamentais no ensino de crianças diagnosticadas com autismo, onde 9 do total de 19 alunos, obtiveram êxito no tratamento intensivo embasado na Análise Comportamental Aplicada (ABA ) conseguindo reintegra-los completamente na escola regular. Mesmo havendo criticas voltadas para esta publicação de Lovaas, aumentou o número de escolas especializadas neste estudo (ABA), propagando publicamente os resultados alcançados. As escolas mais conhecidas em todo o mundo são: PCDI (New Jersey, EUA), NECC (Massachusetts, EUA), Spectrum Center (Califórnia, EUA), Jericho School (Flórida, EUA), STARS (Califórnia, EUA), Ann Sulivan (Peru e Brasil), e mais recentemente a AMA (São Paulo, Brasil).
Estrutura educacional em escolas especializadas em ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA:
É exigido que a estrutura de ensino destas escolas seja a melhor e mais completa, com a preocupação de acomodar da melhor maneira possível a necessidade de cada aluno em sua singulariedade, um exemplo disso é promover a atenção de um professor apenas para um aluno. Os pais por sua vez, apoiam o método e não questionam o serviço prestado, pois o resultado sempre é positivo, visando alcançar a independência de seus filhos no futuro. Outro ponto importante destas escolas, e que elas tem surtido bons resultados, contando com a colaboração de um conjunto de outros profissionais multidisciplinares,tais como fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, e professores de educação física, todos treinados para trabalhar em conjunto com o método da Análise do Comportamento Aplicada. Sendo assim, a qualidade do serviço prestado para com os alunos é garantido, trabalhando assim com as habilidades específicas de cada um deles.
Alguns pressupostos básicos adotados por escolas especializadas em ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA ( Fabíola)
A Análise Comportamental Aplicada na educação escolar, partem de pontos básicos, sendo comum para as crianças . Os comportamentos em geral, são consideráveis sucetíveis à modificações, não julgando comportamentos inadequados, visto como doença, bem como a falta de comportamentos, também não é vista como imutável. É interessante saber que o diagnóstico feito pelo analista do comportamento , resulta da ação necessária na busca de recursos financeiros, mas isto não dita a prática do analista. Este analista tem por principal característica o comprometimento com a ideia que todo comportamento tem sua função (causa). Por exemplo, uma criança ao se morder pode demonstrar um comportamento “estranho”, mas se analisar o motivo desse morder, compreende-se que ao se morder, automaticamente ela passa a receber atenção dos pais. Se essa mesma criança não for ensinada a buscar essa atenção de uma forma mais plausível, entende-se que não é nem um pouco “estranho” que ela se morda, pois afinal, a ocorrencia desse comportamento é a conseqüência da tão pedida “atenção”, sendo assim, o ato de se morder, tem essa função.
Então, o que mantém tal comportamento é a função, e a emissão de comportamentos pode produzir diversas conseqüências, baseando-se: 1) relação entre a situação em que o comportamento é emitido; 2) o comportamento em si; e 3) a conseqüência de tal comportamento.
2ª etapa: (Fabíola e Vanessa)
O autista e a análise aplicada do comportamento: Quais as possíveis melhorias na qualidade de vidados portadores e dos familiares a partir de uma proposta de intervenção
Objetivo:
Através do método ABA, foi alcançado o objetivo de aplicar e mudar o comportamento de uma criança portadora de autismo, visando intervir de maneira significativa no comportamento que é considerado adequado, voltado para brincar funcionalmente, e minimizar a incidência de de birra, que é considerado um comportanto inadequado.
...