ANÁLISE DO LIVRO PINÓQUIO ÀS AVESSAS
Por: Lydia Olin De Argolo • 8/11/2016 • Relatório de pesquisa • 2.804 Palavras (12 Páginas) • 1.603 Visualizações
UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA
Instituto de Ciências Humanas
Curso de Psicologia
Eduarda Gimenes Monteiro RA: N850DD-8
Fabrício Nogueira Buzinaro RA: N830EF-0
Kamely Aparecida Silva Teixeira RA: C7772D-1
Lydia Cristina Olin de Argolo RA: N872EF-5
Paloma Purificação Correa RA: N866AE-8
Tayná Alves Chiaratto RA: C903DE-6
ANÁLISE DO LIVRO PINÓQUIO ÀS AVESSAS
Campus Vargas – Ribeirão Preto
Setembro de 2016
Eduarda Gimenes Monteiro RA: N850DD-8
Fabrício Nogueira Buzinaro RA: N830EF-0
Kamely Aparecida Silva Teixeira RA: C7772D-1
Lydia Cristina Olin de Argolo RA: N872EF-5
Paloma Purificação Correa RA: N866AE-8
Tayná Alves Chiaratto RA: C903DE-6
ANÁLISE DO LIVRO PINÓQUIO ÀS AVESSAS
Trabalho apresentado à disciplina PDTA, do curso de Psicologia.
Campus Vargas – Ribeirão Preto
Setembro de 2016
RESUMO
O presente trabalho tem como principal objetivo apresentar uma reflexão escrita sobre as abordagens de ensino tradicional, comportamental e humanista. Foi utilizado o livro Pinóquio às avessas do autor Rubem Alves, que nos conta a história de um menino que é fascinado por pássaros, e tinha muitas dúvidas sobre a vida. Felipe o personagem principal do livro até questiona a existência de Deus no início da história, e sempre que suas dúvidas apareciam os pais lhe diziam que quando ele entrasse na escola, os professores iriam poder ajuda-lo.
Com grande expectativa de eliminar todas as dúvidas Felipe entra na escola e percebe que o método de ensino não tem preocupação com as dúvidas do menino, que ele está na escola para aprender as matérias que já foram pré-estabelecidas pela diretoria de ensino. O método de ensino que a escola de Felipe utiliza é o que iremos analisar para ver em qual das abordagens (Tradicional, Comportamental e Humanista) se enquadra melhor o perfil da escola de Felipe.
Palavra chave: Trabalho. Reflexão. Abordagens. Pinóquio às avessas.
SUMÁRIO
- Introdução 1
- Desenvolvimento da Análise 2
- Análise Abordagem Tradicional 2
- Análise Abordagem Comportamental 3
- Análise Abordagem Humanista 3
- Conclusão 4
- Referências Bibliográficas 5
INTRODUÇÃO
O livro de Rubens Alves nos traz uma reflexão sofre o modo como a escola vê o aluno. Diante das três abordagens estudadas em Psicologia do Desenvolvimento (Abordagem Tradicional onde o aluno deve "memorizar" apenas o que os professores lhe ensinam sendo um subordinado dentro da sala de aula; Abordagem Comportamental semelhante à abordagem tradicional, este tipo de abordagem tem o professor como poder e o aluno tem que aprender o que lhe é ensinado, porém controla seu progresso e desenvolvimento por meio de reforços positivos, negativos e punições; E Abordagem Humanista onde o foco da escola é preparar o indivíduo para o mundo, para que este saiba tomar sua próprias decisões, ser um indivíduo autêntico e não apenas um homem que é tratado como uma "maquina" de reprodução da escola), veremos a que mais se relaciona com o livro, onde ele retrata o comportamento da escola diante dos alunos.
A escola, segundo o livro, vê a criança como uma "tabula rasa". Felipe, a criança retratada por Rubens, sempre teve muitas curiosidades sobre a vida, e um interesse muito grande em pássaros. Os pais de Felipe diziam que todas as dúvidas que ele carregava seriam esclarecidas na escola, pois lá era o lugar que ele aprenderia sobre tudo, e eliminaria suas dúvidas sobre qualquer assunto.
Porém, no primeiro dia de aula de Felipe que por sinal, estava super empolgado para tirara todas suas dúvidas com o professor, logo percebeu que a escola só lhe passaria matérias pré-estabelecidas por alguém que segundo a professora, formara os conteúdos de ensino. Decepcionado após saber disso, Felipe passa a ser uma criança que faz exatamente o que a escola (e seus pais) quer, ou seja, estuda as matérias para ter nota boa, para que possa passar de ano na escola e assim ir se formando academicamente até ter seu diploma de ensino superior.
...