AULAS ONLINE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Ensaios: AULAS ONLINE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: RASD • 12/10/2013 • 9.119 Palavras (37 Páginas) • 1.693 Visualizações
DENISE FARIA – 2012 RESUMO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Abordagem contingencial – apresenta como princípio-base o fato de que as organizações não atuam isoladamente, estando sujeitas a diversos tipos de contingências (contingência significa algo cuja ocorrência é incerta ou eventual). Tudo o que acontece na sua envolvente externa, quer a nível sociológico, quer a nível tecnológico, político ou demográfico, poderá condicionar a sua atividade, a sua estrutura organizacional, a sua gestão e as decisões dos seus gestores. Por isso, segundo a abordagem contingencial, não é possível estabelecer uma única forma ótima de gerir as organizações: cada situação específica requer um determinado tipo de gestão.
Abraham Maslow – foi um psicólogo americano nascido em 1º de abril de 1908 em York e falecido em 8 de junho de 1970 na Califórnia, conhecido pela proposta de hierarquia de necessidades de Maslow, que compreende: realização profissional, estima, amor/relacionamento, segurança e fisiologia.
Absenteísmo – não comparecimento do funcionário ao trabalho.
Anacrônico – que está fora do tempo, ou seja, ultrapassado.
Aristóteles – foi um filósofo grego, que viveu entre 384 e 322 a.C. Seus escritos abrangem diversos assuntos, como a física, a metafísica, a poesia, o teatro, a música, a lógica, a retórica, o governo, a ética, a biologia e a zoologia. Aristóteles é visto como uma das figuras mais importantes e um dos fundadores da filosofia ocidental.
Benchmarking – é a busca das melhores práticas na empresa, para se obter um desempenho superior. É visto como um processo positivo e proativo, por meio do qual uma empresa analisa como outra desenvolve uma função específica com a meta de melhorar, ela própria, a mesma função ou outra semelhante. O processo de comparação do desempenho entre dois ou mais sistemas é chamadobenchmarking, e as ações empregadas são chamadas benchmark.
Brainstorm – na língua portuguesa, traduzido como"tempestade cerebral" ou tempestade de ideias, é uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo – criatividade em equipe –, colocando-a a serviço de objetivos predeterminados
Coação – constrangimento eficiente exercido sobre uma pessoa de maneira direta ou indireta, com a finalidade de lhe impedir a livre manifestação da vontade. A coação pode ser física ou moral.
Coagida – constrangida, forçada.
Coach – o termo inglês coach se originou dos esportes e se refere ao treinador, preparador, técnico. No mundo dos negócios, cliente é a pessoa a quem o coach atende, dando suporte e servindo a ele.
Coerção – poderes legais de repressão das autoridades.
Coesão grupal – diz respeito a integração, articulação de ideias e ações entre os elementos do grupo.
Cognição – ato de adquirir um conhecimento.
Contingência – eventualidade. Fato possível, mas incerto.
Condicionar – determinar, influenciar.
Contemporâneo – que é do mesmo tempo; que vive na mesma época.
Contingência – eventualidade, possibilidade de que algo aconteça ou não. Assim, a palavra contingência significa algo incerto ou eventual, que pode suceder ou não, refere-se a uma proposição que só pode ser conhecida pela experiência e pela evidência e não pela razão. A teoria da contingência vai bem mais longe do que a teoria de sistemas quando aborda a problemática do ambiente. Na teoria da contingência as condições de ambiente é que causam transformações no interior das organizações, ou seja, o ambiente explica o fenômeno organizacional.
Cultura organizacional – refere-se a um sistema de valores compartilhado pelos membros de uma organização, baseado em sete características que a diferenciam das demais.
Decálogo – conjunto de dez (deca) princípios ou bases de uma doutrina, filosofia, moral etc.
Desterritorialização – (no contexto de globalização) relaciona-se com a perda de importância do território nacional, com a internacionalização da economia, com as fusões empresariais que competem em poder e riqueza com a nação. Diz respeito também a novas alianças, que unem blocos regionais mais amplos, enfraquecendo as fronteiras nacionais.
Efetividade - qualidade daquilo que é efetivo.
Efetivo – que produz efeito.
Eficácia – grau de realização dos objetivos/qualidade daquilo que produz os resultados esperados.
Eficiência – relação entre resultado alcançado e esforço empregado para obtê-lo.
Ego – experiência que o indivíduo possui de si mesmo, ou concepção que faz de sua personalidade; em Psicanálise, apenas a parte da pessoa em contato com a realidade, e cujas funções são a comprovação e a aceitação dessa realidade
Empírico – baseado na experiência. Ex.: conhecimento empírico.
Especialização do trabalho – grau em que as funções na organização são subdivididas em tarefas separadas.
Estrutura adhocrática – pode ser definida como qualquer forma de organização que rompe com todos os processos característicos das organizações burocráticas relacionados com a pesquisa e a análise de novas oportunidades, resolução de problemas e obtenção de resultados. A adhocracia tem como objetivo a obtenção de resultados, o incentivo à criatividade individual e é, desta forma, aplicável a qualquer organização que rompa com as tradicionais normas burocráticas.
Estrutura burocrática – estrutura que comporta a burocracia, que é um conceito administrativo amplamente usado, caracterizado principalmente por um sistema hierárquico, com alta divisão de responsabilidades, em que seus membros executam invariavelmente regras e procedimentos padrões. Como modelo teórico de gestão é funcional; mas, aplicado às especificidades humanas, torna-se ineficiente, uma vez que desperdiça capacidades humanas e torna o processo de gestão demorado e repartido, o que normalmente dificulta uma visão geral e uma resolução adequada. Também contribui, por causa da hierarquia, para propensões de decisões, tornando o resultado parcial.
Evolução
...