AVA RESPONSABILIDADE E MEIO AMBIENTE
Por: laisosoriopalma • 22/9/2015 • Trabalho acadêmico • 530 Palavras (3 Páginas) • 400 Visualizações
RESPONSABILIDADE SOCIAL E
MEIO AMBIENTE.
Laís de Souza Osório da Palma – RA: 9089472171.
Santo André
2014.
Responsabilidade Social e Meio Ambiente.
Agenda 21.
Introdução.
1 – Continuar a separar o lixo para a coleta seletiva e conscientizar amigos e familiares quanto a importância do mesmo.
2 – Mostrar as pessoas com quem convivo ou não, a importância de não jogar lixo nas ruas e calçadas, evitando assim, transtornos com possíveis enchentes e a poluição dos rios.
3 – Reunir grupos para limpeza e plantação de árvores em áreas esquecidas pelos governantes.
4 – Plantar nossos próprios vegetais, frutas e legumes, pois por mais que demore, não terão agrotóxicos, fazendo bem a nossa saúde.
5 – Conscientizar amigos, familiares, conhecidos ou não, sobre o uso consciente da água, e explicar que não se trata de valores gastos, mais sim da quantidade que temos devido à falta de chuvas.
6 – Organizar passeatas e palestras sobre a conservação de nosso meio ambiente.
7 – Fazer inclusão de projetos ambientais em creches e escolas, conscientizando nossas crianças desde cedo e reabilitando os jovens e adolescentes.
8 – Focar na importância de utilizar meios de locomoção pública e até mesmo a bicicleta, para que a circulação de veículos particulares diminua, diminuindo também os gases poluentes.
9 – Usar conscientemente o papel ou preferir os reciclados.
10 – Tentar atingir o maior número de pessoas através de sites e redes sociais para que possamos envolver todos na nossa causa.
Em casa temos o hábito de separar o lixo orgânico dos recicláveis, não jogamos lixo no chão, debatemos sobre o uso consciente da água, utilizamos sacolas e garrafas retornáveis. Ensinamos desde já nossa filha a cuidar do meio ambiente, ensinamos o quanto é importante a reciclagem, a economia de água, e ela entende que daqui a alguns anos poderemos ficar sem e morrer de desidratação caso a população não se conscientize quanto a isso. Ensinamos também a não arrancar flores e plantas, a não maltratar os animais, mesmo que uma joaninha ou formiga, pois eles são necessários para o equilíbrio do planeta terra.
Desenvolvimento.
A Agenda 21 foi criada para melhorar a qualidade de vida de toda a população, sem que comprometa as próximas gerações. Com este projeto, a comunidade pode se organizar, discutir soluções para que se concretize o sonho de uma vida melhor.
É um compromisso de cada cidadão, de toda a sociedade com a qualidade de vida do bairro, da cidade, aliás, com a qualidade de vida do planeta.
Podemos enfrentar este desafio com uma atitude mínima de cada um, o que será refletido e servirá de exemplo ao próximo, e a colaboração de cada um é extremamente importante para o futuro do planeta.
Após esta implementação deve ser monitorada e aperfeiçoada constantemente, assim buscando-se o contínuo melhoramento e a sustentabilidade que concilia a qualidade de vida com o equilíbrio ambiental.
Considerações finais.
Usarei papel com mais consciência, pois sempre acabo descartando o papel sem necessidades, as vezes, nem foi utilizado. Continuarei a separar meu lixo orgânico dos recicláveis, continuarei não jogando lixo no chão e sem dúvidas plantarei alguns vegetais. Minha filha acompanhará todo o processo para que ela já venha se habituar a isso, e queira viver num mundo melhor, pois se cada um fizer seu papel, poderemos enfim alcançar o tão esperado mundo sustentável.
...