Academico
Por: gabsagain • 8/9/2015 • Trabalho acadêmico • 529 Palavras (3 Páginas) • 279 Visualizações
Analise das pranchas
Prancha 1 - Ela apresenta medo da solidão e busca paz e tranquilidade. Ambiciosa (o menino do desenho se supera)
Prancha 3RH - Representa na fala a mãe. Sua queixa com a mãe é a mesma que ela cita em sua descrição. Omissão de elementos (arma), preocupação com a propria realização e eficiência que seja tão premente que não haja exploração de outros aspectos.
Prancha 4 - Omissão de elemento (amante), traz uma oura pessoa à situação.
Prancha 6MF - Representa no discurso a relação com a mãe. (Troca de representações pai/mãe)
Prancha 8MF - Se representa no discurso em relação ao seu amor platonico pelo garoto. Depois volta atrás da sua fala (negação)
Prancha 9MF - Desconfia da mãe. A menção de um namorado no discurso pode fazer luso ao seu garoto da escola. A frase "dedou mesmo" pode ser feita a ligação com o édipo invertido.
Prancha 10 - (Édipo) Relação com o pai. Interperência da mãe no seu futuro. Menção a solidão.
Prancha 11 - Distorção do monstro. Lugar estranho para ela. Luso ao explorar a sexualidade. Descrição do genital feminino. Tabu quanto a sexualidade.
Prancha 13HF - A mulher agride o homem. Vontade de morrer. Arrependimento. Falta de amor. Uma punição para si, pois ela inverte os sexos. Troca de gênero, a mulher fazendo uma investda. Ela é o homem e o homem é a mãe.
Prancha 16 - Projeção, frustação, insatisfação e desconforto.
Prancha 17MF - Novamente menção ao suicidio. Desesperança no reflexo(narcisismo). A partir do reflexo ela recobrou a confiança(ego). Omissão dos trabalhadores.
Prancha 18MF - Falta de comprometimento com os estudos e emprego.
SINTESE DO CASO
A paciente Joana, 16 anos, procurou atendimento psicológico por conta de seu mau desempenho escolar e desatenção. Mostra preocupação com seu futuro, pois acha-se incapaz. Diz que se sente um lixo quando é ignorada, ao falar do rapaz de quem gosta. Tem um bom relacionamento com o pai, mas apresenta conflitos com a mãe. Sempre sente-se mau quando brigam. Vê-se uma certa angustia da perda do amor da mãe quanto as suas expectativas.
Ao ser analisada pelo TAT apresenta uma estrutura neurotica. Na maioria das vezes no seu discurso percebe-se o medo da solidão, a busca de paz, (preocupação com a propria realização e eficiencia) por sentir-se incapaz. Em algumas pranchas traz agressividade no seu discurso. E em outras vezes apresenta frustração, insatisfação e desconforto. Apresenta ambição e narcisismo algumas vezes, por mostrar que pode encontrar entro de si a esperança e por poder fazer mais e melhor sozinha. Pode-se notar também que algo a preocupa. Algo desconhecido, que pode ser o tabu quanto a sexualidae, a exploração desse estranho e desconhecido para ela. Em varias pranchas ela cita o sentimento de surpresa, flagrante, como se algo estivesse sendo escondido. Há sempre essa vigilancia.Observa-se também o edipo invertido, seu objeto de desejo, a mãe. E faz de tudo para conseguir seu amor e não perde-lo, inclusive se tornar o pai. Presença de conteudo homossexual.
...