Administração E Cienência
Artigo: Administração E Cienência. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: baiano123456 • 12/5/2014 • 991 Palavras (4 Páginas) • 180 Visualizações
Auguste Conte (1798- 1857)
• fundador do positivismo, tradicionalmente considerado o
pai da sociologia , inicialmente denominada de física social.
• o positivismo surge em meio ao grande progresso das ciências naturais, particularmente das ciências biológicas e fisiológicas, do século XIX e as transformações econômicos-sociais e suas respectivas das “crises”
• A mesma resultou da crença na razão humana em conhecer a realidade e traduzir sob forma de leis naturais.
• Com o advento da sociedade industrial os cientistas substituem os sacerdotes e os empreendedores, diretores de fábricas e banqueiros assumem o lugar dos militares. A partir de então os homens pensam cientificamente e a atividade principal das coletividades deixa de ser a guerra entre os homens para se transformar na luta pelo domínio da natureza (ARON,1995). Sua preocupação é com a desordem e anarquia de seu tempo em razão da confusão de princípios já que a sociedade industrial ainda estava sob a direção de muitos dogmas e idéias teológicos e metafísicos.
• Ele considera que a sociedade moderna encontra-se em crise decorrente da contradição entre a ordem teológico-militar em desaparecimento e a ordem social científica-industrial .
• A sociologia deveria fornecer o sistema de idéias científicas capaz de conduzir a reorganização da sociedade ao contribuir para que seus membros tenham as mesmas crenças.
• Defende um governo de sábios – cientistas engenheiros, industriais (sociocracia) – ditadura positivista. Foi o precursor da tecnocracia, ao propor aliança entre celebro (cientistas..) e empreendedores (industriais).
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• Sua preocupação é com a desordem e anarquia de seu tempo em razão da confusão de princípios já que a sociedade industrial ainda estava sob a direção de muitos dogmas e idéias teológicos e metafísicos.
• Ele considera que a sociedade moderna encontra-se em crise decorrente da contradição entre a ordem teológico-militar em desaparecimento e a ordem social científica-industrial .
• A sociologia deveria fornecer o sistema de idéias científicas capaz de conduzir a reorganização da sociedade ao contribuir para que seus membros tenham as mesmas crenças.
• Defende um governo de sábios – cientistas engenheiros, industriais (sociocracia) – ditadura positivista. Foi o precursor da tecnocracia, ao propor aliança entre celebro (cientistas..) e empreendedores (industriais).
Ideias básicas do positivismo clássico
• “A própria sociedade foi concebida como um organismo constituído de partes integradas e coesas que funcionam harmonicamente, segundo modelo físico ou mecânico. Por isso o positivismo foi chamado também de organicismo. (COSTA, p.47, 2002)
• O organicismo especialmente influenciado por Spencer, busca estudar a evolução da espécie humana procurando as características universais da espécie humana dispostos sob a forma de órgãos e sistemas cujas partes interdependentes com função de preservação do todo social.
• Darwinismo: evolução biológica das espécies que transformam-se continuamente com a finalidade de se aperfeiçoar e sobreviver. A sociedade sempre representaria a passagem de um estágio para outro superior. Comte identificou dois movimentos vitais: dinâmico e estático
• O método positivo consiste em estudar as leis invariáveis dos fenômenos ao invés das causas, isto é do como e do porquê. “Saber para prever e prever para prover”.
• A hipótese fundamental é que a sociedade humana é regulada por leis naturais, isto é não dependem da vontade humana e ação do homem
• Neste sentido as leis que regulam o funcionamento da vida social, econômica e política são do mesmo tipo que as leis naturais.
• Mesmo método de conhecimento da realidade social. Através observação dos fatos, experimentação (empirismo- é verdadeiro aquilo que é empiricamente verificável - toda afirmação sobre o mundo deve ser confrontada com o dado) classificação e comparação usando a razão.
• Não aceita uma realidade que não sejam fatos que possam ser observados, não
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