Adolescência Em Revistas: Um Estudo Sobre Representações Sociais
Dissertações: Adolescência Em Revistas: Um Estudo Sobre Representações Sociais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anninhapsouza • 17/9/2013 • 227 Palavras (1 Páginas) • 633 Visualizações
Nos canais midiáticos tem mostrado informações sobre o adolescente como uma fase de envolvimento com drogas, violência, doenças sexualmente transmissíveis, associando o adolescente como um conjunto de problemas, criando “rótulos” como se fosse normal passar por essa fase nessa faixa etária.
No senso comum a adolescência é como uma fase em que está “virando” adulto. Ela é associada à violência, à instabilidade emocional, uso de drogas entre outros problemas. As ideias geradas pelo senso comum discutiram como um sequencia do desenvolvimento que ocorre em etapas da vida.
Com relação aos temas que foram abordados no decorrer do artigo, nos mostra que os pais ao lidarem com a educação dos filhos, as crises, o modo de ensinar, enfim, é uma tarefa difícil e complicada, que exige paciência.
O papel da comunicação como processo constitutivo das representações sociais, possibilita a construção da realidade. As revistas trazem muitos aspectos interessantes, tanto positivos como negativos, e cabe aos pais e adolescentes retirar o que é relevante para o crescimento individual e familiar. Cada revista relata de formas diferentes o conteúdo, por consequência, os problemas e as responsabilidades a pais e jovens podem remeter a uma visão diferenciada de papéis. Assim, a comunicação em massa contribui para a construção social.
Toda essa discussão encontra auxilio em teorias psicológicas que apoiam o conceito da adolescência como uma fase natural do desenvolvimento, com aspectos definidos.
...