Análise do Filme À Procura da Felicidade
Por: Maria Carolina • 21/5/2023 • Trabalho acadêmico • 2.206 Palavras (9 Páginas) • 54 Visualizações
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE PSICOLOGIA
Alice Correia de Lima – RA: N5909J5
Dafny Rodrigues – RA F2008A2
Lillian Camila Oliveira Silva – RA: F335410
Maria Carolina Rocha Matos – RA: N602090
TEMAS EM PSICOLOGIA SOCIAL
4°SEMESTRE
Trabalho referente à disciplina de Temas em Psicologia Social, do curso de Psicologia, da Universidade Paulista, sob a orientação da Profa. Bernadete Lenza.
São Paulo - SP
2021
Alice Correia de Lima – RA: N5909J5
Dafny Rodrigues – RA F2008A2
Lillian Camila Oliveira Silva – RA: F335410
Maria Carolina Rocha Matos – RA: N602090
TEMAS EM PSICOLOGIA SOCIAL
ANÁLISE DE À PROCURA DA FELICIDADE E SUA
RELAÇÃO COM A SOCIEDADE
Trabalho referente à disciplina de Temas em Psicologia Social, do curso de Psicologia, da Universidade Paulista, sob a orientação da Profa. Bernadete Lenza.
São Paulo - SP
2021
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO.................................................................................................. 4
- CONTEÚDO....................................................................................................... 4
- REFLEXÃO.........................................................................................................5
- CONCLUSÃO......................................................................................................6
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..............................................................6
- INTRODUÇÃO
A dialética marxista não é espiritualista ou idealista, mas sim, materialista. O capitalismo surgiu decorrente das mercadorias após o feudalismo e desde então o que se busca é um trabalho, para que possamos adquirir um salário, pois desde seu surgimento, a sociedade tornou-se dependente dele para sua viver. E a falta dele, causa um enorme impacto na vida de milhares de pessoas no mundo todo, e principalmente no Brasil.
Para quem já assistiu À Procura da Felicidade, sabe a emoção e o sofrimento retratado ao decorrer do filme. A indignação sentida ao assistir a situação. Para quem não assistiu, será mostrado neste trabalho a história e relação do filme baseado em fatos reais com a sociedade que vivemos. Como citado, fatos reais. Mas até quando situações como essas continuarão a acontecer? E o que fazer a propósito disso? Essas perguntas serão discutidas nos próximos tópicos.
- CONTEÚDO
À Procura da Felicidade é um filme baseado em fatos reais onde conta a história de Chris Gardner, um homem que está passando por uma crise financeira junto com sua família. Vende seus equipamentos médicos com lentidão e sua mulher não está dando conta de arcar com as dívidas, aluguel e a creche para o filho de apenas 5 anos.
Com toda essa situação, a relação do casal enfraquece, e brigas sobre dinheiro passam a ser frequentes. Mesmo com Chris dizendo que pode haver uma possibilidade de encontrar um emprego muito bom, que poderia tirar a família dessa crise, após se candidatar para um estágio em uma Corretora de Investimentos, considerando sua inteligência em matemática e sua persistência, porém, não remunerado, ela decide sair de casa por ter encontrado um emprego considerado melhor em outra cidade. Sofre por deixar seu filho Christopher com o pai, mas acha que naquele momento, é o melhor a se fazer.
Seu marido, Chris, também nada contente com sua esposa indo embora, mais cobranças chegando e um filho para cuidar, se desespera ao ser mandado embora da casa onde mora por conta do aluguel atrasado. Saía para vender equipamentos com Christopher do lado, passaram algumas noites em um hotel, mas quando o dinheiro se esvai, e acontece o mesmo da casa, são despejados. Mais uma vez, e ainda pior, o desespero bate ao dormir em um banheiro público de uma estação de metrô. Nesse momento, vê se uma crítica em psicologia, visto que com todos esses problemas, Chris poderia desenvolver problemas mais sérios como a depressão por não conseguir dar um lar adequado para seu filho, ou a ansiedade por não conseguir um emprego depressa, por ter que esperar meses até que o estágio seja finalizado e ele saber se conseguirá o tão sonhado emprego.
Mas Chris Gardner não desiste fácil, encontrou um centro de abrigo para moradores de rua, e todos os dias enfrentava uma longa fila para ter onde passar a noite com seu filho e se esforçando ao máximo para conseguir a vaga, fez coisas que talvez outras pessoas não fariam, como ir até a casa de um homem financeiramente poderoso, para convencê-lo a fazer um investimento na sua empresa de estágio. Seu dever era conseguir o maior número de investidores. E depois de ir à casa desse homem, e consequentemente a um jogo de futebol americano com ele, fez fortes amizades, e com elas, conseguiu mais e mais investimentos.
...